Contemporâneo
Saiba como montar uma rotina de estudo fora do cenário escolar

Saiba como montar uma rotina de estudo fora do cenário escolar

Uma estrutura diferenciada para garantir o melhor aprendizado com certeza você já tem. Mas sabia que você pode ampliar os seus resultados através de uma rotina de estudo completamente eficaz?

Organizar um momento do seu dia para estudar fora do ambiente escolar é fundamental para que as disciplinas ministradas em sala de aula sejam absorvidas da melhor forma possível, melhorando o seu desempenho dia após dia.

Por isso, preparamos um post com 05 dicas imperdíveis para você montar uma rotina de estudo incrível e eficaz. Convidamos a Prof.ª Soraya para nos ajudar com informações importantíssimas que você verá ao longo do texto. Continue conosco até o final do conteúdo. Boa leitura!

O que é uma rotina de estudo?

A rotina de estudo atua como um tipo de mapa para o estudante. Seu intuito é auxiliar a estruturar os estudos, otimizando o aprendizado. É um método que não segue um padrão específico, podendo adaptar-se a diferentes formatos de acordo com o perfil de cada aluno.

Como é a rotina de estudo em uma escola?

Para responder a esta e as próximas perguntas, nada melhor que trazer uma expert no assunto, não é mesmo, Prof.ª Soraya?

A rotina de estudo nas escolas é fundamental para o desenvolvimento das atividades programadas. Primeiro são estabelecidos horários específicos de entrada e saída da escola e para cada disciplina, além de horários para o lanche, relaxamento, diversão e interação social entre os alunos. 

Nesta rotina é importante manter o local de estudos sempre organizado, onde na mesa de cada aluno tenha somente o material que será utilizado durante aquela aula. Ambiente tranquilo e silencioso, evitando distrações e barulhos que podem influenciar na compreensão dos conteúdos trabalhados.

Além de ser importante manter o apoio e mediação constantes aos alunos para tirar dúvidas e promover segurança em relação ao desenvolvimento de habilidades e competências específicas para cada disciplina.

Quais os benefícios de ter uma rotina de estudo?

Montar uma rotina de estudo promove diversos benefícios quando é aplicado no dia a dia, como, por exemplo:

  • Otimização da capacidade em manter o foco por mais tempo;
  • Mais produtividade e desempenho acima da média;
  • Ajuda o aluno a se sentir mais confiante;
  • Compreende todo o período de concentração do estudante;
  • É importante para que os horários livres sejam aproveitados da melhor forma possível.

Qual a importância de manter uma boa rotina de estudo?

“A importância é estabelecer o hábito de um estudo sistematizado, onde um dos principais benefícios de se manter uma rotina de estudos é diminuir a ansiedade e insegurança dos alunos em relação ao seu aprendizado e desempenho escolar.

A rotina de estudo ajuda ampliando também seu tempo de concentração e foco no que é realmente importante aprender, ajudando na organização dos estudos e melhorando seu aprendizado.

Os alunos conseguem render mais na produtividade escolar com a rotina de estudos bem estabelecida?

Definitivamente sim. A rotina de estudos tanto na escola como em um ambiente familiar é fundamental para manter o bom desempenho escolar do aluno. Com uma rotina de estudo bem estabelecida os alunos sentem mais segurança acerca de seus estudos, tornando-se capazes de desenvolverem sua autonomia e se tornarem protagonistas de sua aprendizagem.

Qual a melhor dinâmica para manter uma boa rotina de estudos durante a pandemia?

Inicialmente é preciso adaptar a rotina de estudos à nova rotina doméstica, que apresenta algumas alterações devido à pandemia. Escolher um horário e ambiente mais propício para que a rotina da família não interfira na rotina de estudos. 

Manter sempre a continuidade de sua rotina escolar: horário para acordar, tomar seu café da manhã, início das atividades escolares, horário de lanche e relaxamento e reinício das atividades escolares. A família deve manter sempre o apoio emocional e incentivo ao desenvolvimento da autonomia e o senso de responsabilidade do estudante.

05 dicas para organizar (e manter) a sua rotina de estudo

Chegamos ao ponto principal do post de hoje. É hora de compartilharmos as melhores dicas para você não apenas montar, mas seguir adiante com uma rotina de estudo que se adéque ao seu perfil e a sua realidade. Confira a seguir: 

#01. Faça uma análise da sua rotina

Antes de organizar a sua rotina de estudo é importante analisar a sua realidade. Além das aulas na escola, você tem outras atividades? Cursos complementares, atividades esportivas ou até mesmo um emprego, mesmo que de meio período.

Se esta é a sua realidade, o primeiro passo é organizar um calendário semanal que inclua todos os seus compromissos. Eles fazem parte da sua vida por um propósito, então é importante não abandoná-los. Com isso, você saberá exatamente quais são os seus horários livres e poderá encaixar o seu momento de estudo nesse período.

#02. Escolha um local adequado para estudar 

Após organizar a sua agenda, é hora de escolher um ambiente adequado para estudar. Mas não um espaço qualquer. Esse deve ser um local específico para desenvolver a sua rotina de estudo. É importante que atenda aos seguintes requisitos:

  • Quanto mais silencioso o espaço, melhor;
  • Ter uma escrivaninha ou uma mesa adequada com o máximo de conforto para os estudos;
  • Ficar de longe de qualquer situação que ofereça distrações;
  • Contar com uma excelente operadora de internet;
  • Ter por perto todos os materiais necessários;
  • Contar com uma boa iluminação, além de manter o local sempre limpo e ventilado.

Se a sua casa não proporciona essas condições ou se é um local com muito movimento e ruídos, você tem duas opções: a primeira delas é conversar com seus pais e parentes e explicar a importância de um ambiente tranquilo para que você possa estudar. Com a compreensão e colaboração de todos, será possível organizar a sua rotina de estudos.

Outra possibilidade é contar com o apoio de uma biblioteca pública ou até mesmo a da sua escola. O importante é não deixar o seu foco de lado.

#03. Estabeleça um cronograma de estudo para as disciplinas que serão revisadas

Não importa se a sua rotina de estudo é para revisar as aulas diariamente, se preparar para o período de provas ou até mesmo para o ENEM. Para não se perder no meio de tantas informações, elabore um cronograma para a revisão dos conteúdos necessários.

Você pode aproveitar para dar mais uma utilidade ao calendário semanal organizado no início do tópico. Além dos compromissos que você já anotou, que tal acrescentar as disciplinas que você precisa estudar? É importante revezar as disciplinas que são mais fáceis com aquelas que pedem mais dedicação da sua parte.

#04. Pausa é essencial

E fazer pausa para o que é essencial é mais importante ainda. Afinal, sem o corpo e mente devidamente abastecidos de acordo com as suas necessidades. Caso contrário, ao invés de alcançar um desempenho de alta performance, a sua rotina de estudo não terá os resultados almejados porque você não se preparou o bastante.

Por isso, inclua pausas na sua rotina de estudo para beber água, para fazer lanches, alongar-se e até mesmo para relaxar um pouco. Só não vale extrapolar o horário e acabar se distraindo com outras coisas que não estão na sua programação.

#05. Defina horários para a sua rotina de estudo

Considerando que este é mais um compromisso que você possui, estabeleça horários fixos para a sua rotina de estudo. Quanto maior o seu esforço em se dedicar a cumpri-los, mais perto de alcançar os seus objetivos você estará.

Conclusão

Uma rotina de estudo bem organizada vai te ajudar a manter a dedicação no seu aprendizado sem qualquer preocupação relacionada ao domínio da disciplina. Se você gostou do artigo de hoje, fique de olho no nosso blog que tem muito mais conteúdo interessante chegando em breve. Até mais!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.