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Novo ensino médio: entenda o verdadeiro motivo para esta mudança na educação

Novo ensino médio: entenda o verdadeiro motivo para esta mudança na educação

O ano de 2022 já começou com novidades na área da educação. O novo ensino médio começou a ser implantado nas escolas em todo o país. Porém a mudança será de forma gradual, em etapas, até a sua conclusão prevista para o ano de 2024.

A reestruturação foi anunciada em 2017 prevendo grandes mudanças para os alunos. Sobre as mudanças, falaremos delas no post de hoje. Convidamos o Professor Magno para nos ajudar com informações relevantes a respeito do novo ensino médio. Continue conosco até o final para saber mais sobre o tema. Boa leitura!

O que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio é um projeto aprovado pela Lei n.º 13.415/2017 no ano de 2017 pelo então Presidente da República Michel Temer. Também conhecida como a Reforma do Ensino Médio, a mudança veio com o objetivo de também minimizar a evasão escolar no país.

O ensino médio é a etapa da vida escolar que apresenta dados alarmantes que justificam toda essa revolução. No mesmo ano da aprovação da lei, o MEC divulgou dados do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) mostrando que sete entre cada dez alunos do terceiro ano apresentaram desempenho insuficiente em disciplinas como português, matemática.

O resultado desse e de outros estudos foram determinantes para análise e tomadas de ações para evitar um colapso na educação brasileira. A solução foi excluir um formato único que contemplava disciplinas obrigatórias para uma grade mais flexível, organizada de três formas:

  • Garantia dos direitos a todos os alunos estabelecidos pela Base nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Desenvolvimento de um projeto de vida através de caminhos formativos;
  • Valorização da aprendizagem a partir da ampliação da carga horária de estudos.

No novo ensino médio o aluno cumprirá a grade curricular prevista na  BNCC formada por disciplinas obrigatórias, que corresponde a 60% da carga horária, totalizando 1.800 horas, distribuídas nos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.

Quais as disciplinas mantidas de modo obrigatório?

São elas: matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. E, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional.

Essa carga horária restante deverá contemplar quatro eixos complementares determinados pelo Ministério da Educação, sendo eles:

    • Investigação Científica — aumentar a capacidade dos estudante de apurar a realidade, compreendendo, entendendo a relevância da proposta e aplicando todo o conhecimento sistematizado;
    • Processos Criativos — aprender a utilizar os conhecimentos, habilidades e ferramentas de modo criativo, oferecendo propostas inovadoras;
  • Mediação e Intervenção Sociocultural — compartilhar com os estudantes conhecimentos e habilidades que os qualifiquem para atuar como agentes de mudanças construindo uma sociedade cada vez mais ética, justa, inclusiva, solidária e sustentável;
  • Empreendedorismo — preparar os estudantes  para adaptar-se a cenários diversos e a partir dos seus conhecimentos ser capazes de criar oportunidades para si mesmo e para todos à sua volta.

O que é o Projeto de Vida estipulado pelo Novo Ensino Médio?

Uma das novidades do Novo Ensino Médio foi intitulada de Projeto Vida. As escolas implantarão um programa que viabilize a reflexão dos estudantes a respeito das suas possibilidades de estudo e suas escolhas sobre o seu futuro profissional com base no desenvolvimento de competências socioemocionais.

Não há uma carga horária mínima para o Projeto Vida. Fica a critério das escolas definir a aplicação do programa no 1º ano do ensino médio ou se valerá para os 3 anos do período. Também não houve definição sobre a necessidade de algum profissional da área da psicologia para compartilhar conhecimentos em sala de aula e orientar os alunos sobre os próximos passos rumo ao futuro.

Desafios que virão com o Novo Ensino Médio

Nem tudo são flores com a mudança do ensino médio. Apesar de a proposta elevar o nível da educação brasileira e atender a outras necessidades que os alunos possuem, já carrega alguns desafios para superar até a sua implantação total.

O maior deles sem dúvidas são as desigualdades entre os alunos da rede privada e pública do país. Como se já não existissem desde sempre, outros fatores internos agravaram o que já é delicado desde a essência. A pandemia da Covid-19 impactou as localidades mais pobres e inviabilizou a participação da comunidade escolar na implantação do Novo Ensino Médio.

Outro fator preocupante está diretamente relacionado à qualificação dos professores diante deste novo cenário. A categoria da rede pública enfrenta há anos seus próprios desafios no quesito de incompatibilidade de remuneração versus a longa jornada de trabalho em condições totalmente desfavoráveis da realização das suas atividades, na maioria esmagadora dos casos. 

É possível que os docentes necessitem de uma adaptação rígida para atender aos requisitos do Novo Ensino Médio. Caberá aos órgãos competentes fornecer os recursos necessários para que todos recebam a qualificação devida para preparar os alunos o máximo possível para seus desafios profissionais.

Quais serão os benefícios para os estudantes com a nova organização curricular?

A criação do Novo Ensino Médio traz benefícios para alunos e professores. Primeiramente, é destacado como ponto principal que será possível disponibilizar mais tempo para os estudantes aprofundarem conhecimentos de áreas específicas que vão agregar e são importantes para o futuro profissional que cada um escolher.

O novo formato de ensino contribui ainda com o desenvolvimento do projeto de vida e carreira dos alunos, já que as escolas deverão priorizar atividades que promovam a cooperação, a resolução de problemas, o desenvolvimento de ideias, o entendimento de novas tecnologias, o pensamento crítico, a compreensão e o respeito. 

Apesar de serem premissas importantes na formação de qualquer cidadão e profissional, não são de aplicação obrigatória no modelo antigo de ensino.

Como os estudantes serão orientados para a escolha das disciplinas?

Alunos poderão escolher parte das matérias que irão estudar por áreas de conhecimento onde tenham mais finalidade e propriedade sobre a disciplina escolhida, dando ênfase ao seu protagonismo e direito de escolha. As áreas ficam divididas em:

  1. Linguagens e suas tecnologias: português, inglês, arte, educação física.
  2. Matemática e suas tecnologias: matemática.
  3. Ciências da natureza e suas tecnologias: biologia, física, química.

Ao escolher sua grade escolar, como será a formação técnica do estudante?

A visão dessa nova formação profissional e técnica continuará sendo mais uma opção para os estudantes que estiverem frequentando o Ensino Médio ou que pretendem ingressar em cursos técnicos e profissionalizantes. Os alunos poderão escolher por fazer essa formação cumprindo a carga horária regular do Novo Ensino Médio.

O Novo Ensino Médio impactará o ENEM?

Até o momento não há qualquer informação sobre possíveis interferências no ENEM em decorrência da implantação do Novo Ensino Médio. O mesmo posicionamento vale para o vestibular tradicional que ainda ocorre em diversas instituições de ensino ao redor do país.

Analisando o cenário de mudanças, é possível que num futuro breve o Exame Nacional do Ensino Médio se adapte a todas as reformulações que virão. A perspectiva é que as provas sejam elaboradas de acordo com a nova grade curricular proposta pelo Novo Ensino Médio. 

O Contemporâneo já está pronto para o Novo Ensino Médio!

Por aqui nós já estamos totalmente alinhados com o Novo Ensino Médio. Além de ministrar em sala de aula os conteúdos propostos pela BNCC, a nossa escola também faz uma retomada daquilo que foi ensinado no Ensino Fundamental Anos Finais.

Essa metodologia coloca os alunos à frente dos demais já que conectará os assuntos abordados ao longo do tempo na escola. Conheça a proposta pedagógica do Contemporâneo elaborada especialmente para acolher os alunos do ensino médio na nossa instituição.

Novo Ensino Médioo currículo da nossa escola já engloba o Projeto Vida e os Itinerários Formativos, viabilizando os alunos do 1º ano a na elaboração, conhecimento e exploração de novas ideias. O processo auxiliará na tomada de decisões acerca do seu futuro profissional.

Mostra de Profissões – evento onde os alunos do ensino médio entram em contato com profissionais de diversas áreas. O objetivo é levar conhecimento aos alunos sobre o universo de segmentos e pessoas que atuam neles através de informações relevantes, auxiliando-os a decidir qual caminho escolher no futuro.

Técnica de Prática Argumentativa (TPA) – aqui preparamos o aluno para que ele tenha o melhor desempenho possível na prova de Redação do ENEM. Além das aulas e do laboratório de Redação, disponibilizamos na nossa escola aulas de TPA, um elemento curricular que oferece todos os recursos possíveis para que o aluno tenha a melhor nota na redação.

Conclusão

O Novo Ensino Médio começa a ganhar forma gradualmente nas instituições de ensino e aqui no Contemporâneo já é uma realidade. Que tal agendar uma visita para conhecer as nossas instalações e o que a nossa escola tem a oferecer para os alunos do ensino médio? Entre em contato agora mesmo!

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