Contemporâneo
5 motivos para você escolher a Educação Infantil do Contemporâneo para o seu filho!

5 motivos para você escolher a Educação Infantil do Contemporâneo para o seu filho!

A educação infantil é a etapa mais importante da vida da criança. É o momento onde ela tem os primeiros contatos com o universo escolar, uma fase essencial para o seu desenvolvimento.

É comum que o pensamento de algumas pessoas sem conhecimento de que essa fase não agrega muito valor ao crescimento dos pequenos no contexto pedagógico. Como a proposta se trata do ensino que abrange desde os bebês até as crianças pequenas, a percepção é de que eles ficarão numa escola apenas para passar o dia enquanto seus pais e responsáveis trabalham.

A realidade é totalmente oposta ao que é imaginado por muitos, e a educação infantil propõe contribuir com o crescimento dos alunos em todas as suas necessidades para cada momento da vida. 

Por isso, é importante não negligenciar os cuidados e compreender a importância da educação infantil para os pequenos. Preparamos este post para você conhecer mais sobre o tema e tire todas as suas dúvidas antes de matricular o seu filho. Para enriquecer o conteúdo convidamos a Prof.ª Maine que tem autoridade no assunto  Boa leitura!

O que é a Educação Infantil?

A educação infantil consiste no ensino direcionado para crianças desde o zero mês até os cinco anos. No entanto, aqui no Brasil, educar os pequenos se torna obrigatório a partir dos quatro anos. Com isso, é normal que os pais ou responsáveis busquem matricular as crianças em berçários e creches até atingir a idade ideal para o início da vida escolar.

No que diz respeito às leis que garantem os direitos das crianças, é dever do estado disponibilizar todos os recursos necessários, desde um ambiente físico adequado até profissionais capacitados para cuidar dos alunos. É por isso que sua localidade e em outros lugares há várias instituições públicas que funcionam como creches e pré-escolas.

Qual a importância da Educação Infantil para as crianças?

Como mencionamos no início do texto, é nesse momento que a criança tem o seu primeiro contato não apenas com o ambiente escolar, mas como o mundo exterior. Ela sai da convivência do seu lar onde tem contato limitado com as pessoas e passa a integrar um outro universo.

É na educação infantil que as crianças recebem estímulos motores, sociais e afetivos, importantes para que o seu crescimento se dê da melhor forma possível. Quando a autonomia é trabalhada nos pequenos, as chances são maiores de que eles se tornem indivíduos analíticos, inovadores, argumentadores, capazes de se envolverem no meio em que estão inseridos.

Por essa razão, é necessário que o primeiro contato das crianças com tudo o que envolve a educação infantil seja feito com o máximo de cuidado possível. A instituição de ensino deve construir uma atmosfera cercada de muito amor e carinho para facilitar o processo de aprendizado dos alunos. 

O foco deve estar na experiência das crianças em aprender de forma divertida e prazerosa. Com isso, elas saberão como se comportar e como se integrar ao ambiente e às pessoas do local. É preciso conhecer em detalhes as brincadeiras que serão realizadas e como elas auxiliam no processo de aprendizado e descoberta dos alunos. Conduzi-las de forma que sejam proveitosas para os pequenos é a chave para o sucesso nessa jornada.

Como funciona o processo de adaptação à Educação Infantil?

Sobre essa pergunta, a Professora Maine responde o seguinte:

“O processo de adaptação do estudante na educação infantil ocorre por meio da interação entre as crianças e com o nosso espaço escolar. À medida que a criança interage com o novo ambiente e com os novos colegas e professores, ela se sente parte desse espaço como escola. 

Todo esse processo é realizado com base nos planejamentos e atividades direcionadas de cada turma em vários espaços da escola, além da sala de aula. Ainda, reforçamos sobre o contato com a família, para que haja uma confiança e uma troca, assim a criança também se sentirá mais segura.”

Como é o dia a dia do aluno da Educação Infantil?

A rotina da criança na educação infantil acontece a partir da elaboração de atividades que desenvolvem os campos de experiência, socialização, autonomia, protagonismo, desenvolvimento motor e cognitivo por meio de vivências, material didático, interação entre os colegas, professores e espaço. 

Dentro desses campos, podemos trabalhar a coordenação motora fina, atividades de artes, dinâmicas corporais, brincadeiras, musicalização, alfabetização, leitura e contação de história, cozinha experimental, entre outros.

Como funciona a alimentação das crianças na Educação Infantil?

Na educação infantil priorizamos sempre a alimentação saudável e buscamos ter esse discurso com as crianças para que tragam seus lanches saudáveis de casa. Em nossa cantina (alimentares), trabalhamos com um projeto intitulado de: LANCHE BEM.

Nesse pacote temos lanche com sucos e frutas variados e esse cardápio muda todos os dias, exemplos: tapioca, maçã e suco de caju/ torrada, banana e suco de laranja. Esses lanches são feitos com orientação de uma nutricionista. Também não é permitida a venda de refrigerantes.

Quais os critérios utilizados para fazer o planejamento de aprendizagem do aluno da Educação Infantil?

Para elaboração do planejamento na educação infantil, utilizamos como base os campos de experiência da BNCC, sendo eles: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, gestos, movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. 

Dentro desses campos, as atividades serão pensadas e elaboradas para que as crianças desenvolvam aspectos cognitivos, corporais, autonomia, interação, vivências e desafios. As atividades poderão ser realizadas em vários espaços da escola e utilizando diversos materiais, colocando a criança como protagonista de seu desenvolvimento.

Quais as principais observações na aprendizagem dos alunos na Educação Infantil?

Observamos a aprendizagem das crianças na Educação Infantil de forma processual, acompanhando todo o desenvolvimento do estudante em suas atividades e vivências diárias. 

É observado se essa criança está interagindo com seus colegas, realizando as atividades propostas com facilidade, quais são suas potencialidades ou dificuldades, se está acompanhando os objetivos propostos da sua determinada turma ou daquela atividade. 

Em específico, é observado também o seu desenvolvimento motor, como está a coordenação motora fina, a pegada no lápis, o desenvolvimento cognitivo em relação aos campos de experiência e aprendizagem.

Quais os diferenciais do Contemporâneo para a Educação Infantil?

Aqui no Contemporâneo contamos com uma estrutura completa e adequada para receber as crianças nessa fase tão importante da vida. Confira os 5 motivos para você escolher a nossa escola para ajudar no desenvolvimento do seu filho através da Educação Infantil. Confira!

#01. Ensino Bilíngue

A partir do Nível II todas as crianças da educação infantil são contempladas com o ensino bilíngue. São ministradas 5 aulas por semana para que os pequenos se desenvolvam de forma adaptada e continuada, começando com duas das quatro principais habilidades do idioma inglês: oralidade e compreensão auditiva.

A nossa metodologia é totalmente diferenciada: as aulas são realizadas de forma divertida para que o aprendizado aconteça de forma agradável e prazerosa.

#02. Cozinha Experimental

A proposta da nossa Cozinha Experimental é estimular ações e reações que abrangem os sentidos e as emoções das crianças. O objetivo é promover momentos de aprendizado de forma diferenciada, envolvendo disciplinas como matemática, por exemplo.

Os alunos utilizam os alimentos disponíveis e observam detalhes relevantes para o seu universo, como cores, texturas, sabores e cheiros. É uma excelente oportunidade para aprender sobre bons hábitos alimentares

#03. Musicalização

Através das aulas de música a criança percebe a capacidade do seu próprio corpo na produção de sons. Além disso, ela aprende a construir instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis de todos os tipos, além de objetos do dia a dia que servem para reproduzir sons.

A musicalização da educação infantil também cumpre o papel de contribuir com a interação social no seu  aprimoramento e desenvolvimento. É uma proposta que não se limita a um único ambiente, podendo ser realizada em outros espaços físicos da instituição.

#04. Projeto Imagine!

O Projeto Imagine! foi pensado e elaborado com exclusividade para o aluno Contemporâneo. Ele é realizado a partir de aulas quinzenais e que ajudam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como por exemplo: autoconhecimento, controle de impulsos, comunicação, disciplina, empatia, resiliência e tolerância.

#05. Vernissage

Nós temos um momento cultural reservado para enaltecer os talentos artísticos dos nossos alunos no contexto da pintura. É aqui que eles obtêm repertório numa releitura das obras de diversos pintores, tornando o momento inesquecível.

Conclusão

A educação infantil é o começo da jornada das crianças na vida. É aqui onde acontece o seu primeiro encontro com um mundo cheio de descobertas que ajudarão no seu desenvolvimento. Por esse motivo você deve escolher uma escola que conta com a melhor estrutura para proporcionar a melhor experiência ao seu filho.

Não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo! Tire suas dúvidas e matricule o seu filho na melhor escola com a melhor proposta pedagógica para a educação infantil!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.