Estimulação motora em crianças: Qual a sua importância e como desenvolvemos?
Em seus primeiros anos de vida, a criança busca conhecer os ambientes e o meio em que vive e, essas descobertas são realizadas por movimentos. O ato de explorar o ambiente e se movimentar está atrelado ao desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Logo, nessa fase inicial da vida, compreendemos que a criança precisa receber o máximo de estímulos que contribuam para esse desenvolvimento.
Priorizando o desenvolvimento global da criança, pensamos sempre nas melhores estratégias para que os nossos alunos tenham suas habilidades trabalhadas, e assim consigam se relacionar bem com o ambiente, consigo e com o outro. Com isso, desde o berçário, no nosso Tempo Integral, utilizamos em nossa rotina, atividades voltadas ao desenvolvimento motor, tendo em vista que é a base para que a criança consiga ter o domínio de seu corpo, melhorar sua concentração, coordenação e ter maior segurança.
Visando a importância de desenvolver a psicomotricidade, a grade curricular da Educação Infantil no Contemporâneo conta com aulas de Educação Física, que possibilitam a criança a realizar atividades que englobam jogos, ginásticas, lateralidade, conhecimento do corpo, tempo e espaço, correr, pular, dançar, equilibrar, assim, criando uma relação entre motricidade, mente e afetividade. Além da educação física, contamos com aulas de música, também em nossa grade, onde nossos alunos desenvolvem habilidades motoras por meio de atividades rítmicas e expressivas.
Ainda, na rotina regular, em sala de aula e Tempo Integral, os professores trabalham com atividades de blocos de montar e empilhar, quebra-cabeça, pinturas com lápis ou tinta, atividades com trabalho de pinça ou alinhavo, que compreendem essas habilidades motoras e estão sempre no dia a dia dos alunos. A partir do manuseio de jogos e brinquedos educativos, as crianças, desde o nível I, já passam a trabalhar a sua coordenação motora ampla e fina. E, também podem desenvolver a motricidade em atividades simples e diárias como vestir uma roupa que, além do trabalho da coordenação, ajuda no desenvolvimento da autonomia.
Atualmente, possuímos uma nova modalidade de esporte chamada Estimulação Motora, que compreende as crianças na faixa etária entre 2 à 5 anos. Nessa modalidade, as crianças são instigadas a novos desafios e atividades que trabalham todo o corpo, inclusive em atividades aquáticas. O professor estimula a coordenação motora do aluno com atividades que desenvolvem equilíbrio, movimento, locomoção e manipulação de objetos, e assim possibilita vivências enriquecedoras e amadurecimento dos padrões de movimento.