Contemporâneo
Promovendo a saúde mental na educação do seu filho: estratégias de impacto socioemocional

Promovendo a saúde mental na educação do seu filho: estratégias de impacto socioemocional

Implemente estratégias utilizadas pelo programa Trilha do Pensar em seu ambiente familiar

No contexto atual, as propostas socioemocionais, como o método didático aplicado nas escolas particulares, tornam-se essenciais para a saúde dos alunos e suas famílias. De acordo com dados analisados pelo “Globo” do Censo Escolar de 2022, a proporção de psicólogos em escolas é alarmantemente baixa; portanto, equivale a menos de 0,1% em relação ao número total de estudantes matriculados. Preocupados com a saúde pública, sabemos que é crucial investir na educação socioemocional para promover uma sociedade equilibrada e resiliente em relação à saúde mental das futuras gerações.

Em nosso compromisso constante com o bem-estar dos alunos, implementamos o programa socioemocional Trilha do Pensar em todos os segmentos educacionais. Nesse sentido, este programa visa fortalecer as habilidades socioemocionais dos alunos, considerando a inteligência emocional como uma filosofia de vida.

  Trilha do Pensar, programa socioemocional do Colégio Contemporâneo

Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, os alunos são incentivados a participar de atividades práticas e reflexivas em sala de aula; dessa maneira, aprendem a gerenciar suas emoções, a cultivar habilidades essenciais para a vida e a desenvolver o hábito de vibrar por seu próprio sucesso e o sucesso do outro.

As estratégias utilizadas em sala de aula pelo Programa Trilha do Pensar impactam positivamente na vida dos nossos alunos e suas famílias; adicionalmente, podem ser aplicadas em seu dia a dia também. Abaixo te explicamos como:

Dica 1: Fomente a autonomia. Por exemplo, incentive seu filho a desenvolver habilidades de autoconhecimento e gestão emocional, capacitando-o a enfrentar desafios de forma independente.

Como aplicar? Não iniba os sentimentos do seu filho, encoraje-o sempre a refletir sobre suas emoções e a tomar suas próprias decisões. Ofereça suporte e orientação quando necessário.

Trilha do Pensar em ação: realização da atividade sobre “Jogo das Emoções”
                          Trilha do Pensar em ação: realização da atividade sobre “Jogo das Emoções”

Dica 2: Promova a empatia e o respeito. Para isso, integre atividades que cultivem a empatia e o respeito mútuo entre crianças, jovens e família, criando um ambiente acolhedor.

Como aplicar? Uma outra maneira é organizar ou ajudar, juntos, uma campanha de arrecadação de alimentos para uma instituição de caridade local. Dessa forma, estará incentivando seu filho a se colocar no lugar do outro e a praticar a escuta ativa.

Alunos e equipe realizando a entrega das arrecadações da nossa campanha “Páscoa Solidária”Alunos e equipe realizando a entrega das arrecadações da nossa campanha “Páscoa Solidária”

Dica 3: Estimule a colaboração e o trabalho em equipe. Com esse propósito, implemente atividades que incentivem a colaboração e o trabalho em equipe.

Como aplicar? Reserve momentos regulares em família e, juntos, escolham jogos de equipe que exijam cooperação e trabalho conjunto para vencer. Assim, vocês irão desenvolver cada vez mais a capacidade de resolução de problemas.

Trilha do Pensar em ação: desenvolvimento do trabalho em equipe com os alunos
                     Trilha do Pensar em ação: desenvolvimento do trabalho em equipe com os alunos

Dica 4: Desenvolva o pensamento crítico e a resiliência. Nesse sentido, proporcione oportunidades para seu filho exercitar o pensamento crítico e aprender a superar desafios, preparando-o para lidar com as adversidades da vida.

Como aplicar? Uma forma eficaz é promover debates, convidando todos os membros da família para participar. Dessa forma, cada um poderá expressar suas opiniões e argumentar seus pontos de vista, além de ouvirem uns aos outros com respeito.

                       Trilha do Pensar em ação: bate papo com os alunos – praticando a escuta ativa

Ao incorporar essas estratégias ao dia a dia, você estará contribuindo para o desenvolvimento emocional e social de seu filho, preparando-o para enfrentar os desafios e construir relacionamentos saudáveis ao longo da vida. Em suma, saúde mental deve ser a prioridade de todos. Vamos juntos?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.