Contemporâneo
Enem: conheça a importância deste exame para a educação brasileira!

Enem: conheça a importância deste exame para a educação brasileira!

Há mais de duas décadas um exame anual se tornou uma data importantíssima no calendário escolar dos alunos do ensino médio. O Enem é hoje a principal porta de entrada para a maioria das instituições de ensino superior do país.

Apesar de fazer parte da vida de milhares de brasileiros há muito tempo, é preciso reforçar a importância da prova já que algumas pessoas desconhecem a sua relevância. Conhecer o papel do Enem ajuda a entender a preocupação dos jovens com a preparação para um momento tão importante de suas vidas.

Este post é inteiramente dedicado a falar sobre o Enem e como ele se tornou fundamental para a educação dos alunos brasileiros. Continue conosco nessa jornada de conhecimento até o final do texto. Boa leitura!

A história do Enem

ENEM é uma sigla para Exame Nacional do Ensino Médio. Criado no ano de 1998 pelo Ministério da Educação , a proposta inicial era  avaliar a qualidade da educação do então chamado 2º grau, assim como já se fazia com outros níveis de educação, como o ENADE, que avalia o nível do ensino superior.

No ano de sua criação, as notas do Enem foram utilizadas por duas instituições de ensino superior como forma de ingresso dos alunos. Para os demais estudantes, o exame continuou servindo como ferramenta de autoavaliação.

A partir do ano 2000 a avaliação foi utilizada para complementar a nota dos principais vestibulares do país. O resultado do Enem serviu para somar ao desempenho das provas das universidades e faculdades. Com isso, o candidato era o mais beneficiado, já que o resultado final recebia um aumento.

No ano seguinte, o MEC concedeu a isenção da taxa de inscrição do Enem para os alunos da rede pública. O gesto possibilitou um aumento significativo de participantes de escolas municipais, estaduais e instituições federais. Em 2002, o exame contou com um total de 1.829.170 inscritos.

Em 2004, o recém-criado PROUNI (Programa Universidade Para Todos) utilizou as notas do Enem para a concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior. 

Já em 2009, o que já era especulado se torna real: com a chegada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem se torna o principal acesso às universidades federais do país, substituindo o vestibular tradicional. Porém, a novidade foi ofuscada pelo vazamento da prova, ocasionando o seu cancelamento e remarcação para dois meses depois.

Como funciona o Enem?

Desde a época da sua consolidação o Enem já contava com a estrutura utilizada atualmente, uma prova contendo 180 questões e uma redação. O conteúdo do exame englobava toda a programação estipulada para os 3 anos de ensino médio.

Para falar com mais propriedade sobre o tema, convidamos o Professor Breno para explicar brevemente como o Enem funciona:

“O Enem representa hoje a maior porta de entrada para o ensino superior. Trata-se de uma avaliação que assume o caráter inclusivo, apresentando a cada ano temáticas relacionadas a questões sociais e próximas do cotidiano dos candidatos. O exame conta com uma ampla gama de conteúdos, distribuídos em 180 questões e uma redação. São quatro áreas do conhecimento fragmentadas em 45 questões cada no seguinte formato:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemáticas e suas Tecnologias: Matemática.

A prova é dividida em dois domingos e movimenta toda a comunidade escolar em torno da espera de seus resultados no ano subsequente.”

O docente ainda fala sobre alguns pontos importantes que envolvem a realização do exame e como ele impacta a vida dos candidatos, como por exemplo, a implantação do Novo Ensino Médio previsto para o ano de 2024:

“A expectativa é que a partir do Novo Ensino Médio haja também um novo Enem, já no ano de 2024. Segundo informações do próprio INEP, o Novo Enem contará também com questões discursivas, além da redação e das questões objetivas já existentes.”

Qual a importância do Enem para a vida dos estudantes?

Sobre esse questionamento, seguimos com o posicionamento do Professor Breno:

Se o jovem busca uma aspiração profissional e intelectual, o Enem é a mola de impulsão para se chegar ao ensino superior. Com um mercado cada vez mais seletivo, a graduação muitas vezes não supre as necessidades das ofertas de trabalho, e as especializações são exigidas. Sempre digo aos alunos que o Enem é o princípio, o doutorado é a obrigação.”

A resposta do professor reforça a percepção de que o exame explora diferentes áreas de conhecimento, trabalhando o conteúdo de forma interdisciplinar. Dessa forma, os participantes são estimulados a mostrar toda a sua habilidade para interpretação de texto e raciocínio lógico, com total domínio sobre os temas, não confiando em “técnicas” como decorar fórmulas e regras gramaticais.

Além do mais, é esperado  que os alunos sejam capazes de elaborar a redação utilizando elementos dissertativos, desenvolvendo suas justificativas e defendendo a sua percepção sobre o tema proposto.

O exame contempla os alunos com benefícios variados, como, por exemplo:

  • Ingressar nas instituições de ensino superior sem a necessidade da realização do vestibular;
  • Participar de programas que concedem bolsas de estudo parciais e integrais;
  • Facilidades caso opte pelo FIES, programa do governo federal de financiamento estudantil que permite o custeio de 50% a 100% das mensalidades de instituições privadas com juros relativamente baixos.

Dúvidas comuns sobre o Enem

Mais de 20 anos e muitas mudanças, é normal que haja dúvidas sobre o Enem. Selecionamos as principais e esclarecemos uma a uma:

Quem pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio ou que esteja finalizando. Há tratamentos diferenciados para candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:

  • PCDs (pessoas com deficiências);
  • Pessoas cumprindo pena em presídios;
  • Pessoas hospitalizadas.

Falando sobre adaptações para candidatos, os que se declaram membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, também chamados Sabatistas e os que se declaram judeus comemoraram a aplicação das provas aos domingos. 

As mudanças na aplicação das provas ocorreram a partir do ano de 2017 beneficiando os estudantes dessas crenças. Anteriormente, as provas eram realizadas em horários diferenciados, já que as doutrinas estabelecem que o sábado é um dia para descanso sem realizações de atividades que demandem muito esforço até o entardecer.

É aconselhável que os alunos que ainda estão no 1º e 2º ano fazerem o Enem?

“Sem dúvidas. O contato antecipado com o exame permite que alguns obstáculos sejam combatidos, tais como o tempo de prova, percurso até o local, ansiedade e possíveis frustrações com o desempenho”, diz o Professor Breno, que também respondeu aos questionamentos seguintes.

Como acontece a preparação dos alunos para o Enem?

“O foco para o Enem requer muita disposição, se a ideia for conquistar a sonhada aprovação e não qualquer aprovação, o caminho é longo, por vezes doloroso. São pelo menos 7 horas de aulas diárias e muita revisão com exercícios no mesmo dia. Aos finais de semana às 48h são curtas para revisar conteúdos atrasados, ir para eventos escolares e ainda prestigiar momentos em família. A preparação para o Enem não depende só do candidato, a família e a comunidade escolar têm de abraçar essa causa.”

Há o hábito das escolas de analisar e tentar prever o tema da redação para preparar melhor o aluno? Se sim, como isso é realizado?

“Particularmente, sou extremamente contrário à prática das supostas previsões. Elas existem sim, mas acredito que o foco não deve ser esse. Até pelo fato de se tratar de uma conduta panfletária e não formadora. Cabe a nós professores a análise dos mais vastos cenários e situações, sempre buscando auxiliar às bases reflexivas dos alunos acerca de qualquer tema. Afinal, a redação é mais uma das tantas rodas de debates que esse jovem vai enfrentar na vida. Contudo, não de forma oral. Daí portanto a necessidade de muita leitura.”

Conclusão

O Enem é mais que uma prova que abre portas para o ensino superior, é um passaporte para um futuro promissor. Por isso, é importante contar com o suporte de uma escola que ofereça todo o suporte  no preparo dos alunos para esse momento tão importante.

Para aprender mais sobre educação, visite o nosso blog e fique por dentro do que há de mais avançado do ensino infantil ao ensino médio! Até mais!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.