Contemporâneo
Veja como o espaço maker pode ser um aliado promissor para a educação!

Veja como o espaço maker pode ser um aliado promissor para a educação!

Ensinar e aprender com uma única metodologia é um caminho para limitar o todo o potencial de desenvolvimento dos alunos. Para não seguir nesse método restrito de estudo, o espaço maker surge como uma possibilidade de tornar o aprendizado uma jornada mais enriquecedora para os estudantes.

A sala de aula tradicional que conhecemos abre portas para novos mundos, disso não podemos duvidar nem negar. Porém, migrar para outro ambiente proporciona aos alunos uma nova e inesquecível experiência pedagógica.

Neste artigo falaremos sobre o espaço maker, o que é e como ele pode ser um parceiro na vida escolar. Continue conosco para não perder nenhum detalhe!

O que é um espaço maker?

O espaço maker nada mais é do que um ambiente diferenciado. Seu objetivo é viabilizar aos alunos a oportunidade de realizar diversas tarefas. É o lugar mais apropriado para desenvolver novas habilidades, a criatividade e aproveitar esse momento t]ao importante e ao mesmo tempo mágico que é a passagem pela escola.

A palavra de ordem no espaço maker é “faça você mesmo”. No local, os alunos põem em prática todas as tarefas, desde as mais comuns da rotina escolar até mesmo as interdisciplinares. Nelas não podem faltar os recursos que deixarão as atividades mais interessantes.

Nessa hora vale a pena juntar o digital com o analógico, a tecnologia com materiais reciclados e tudo o que tiver à disposição da turma para um aula diferente. Pode ter certeza de que não falta animação, interação e o estímulo para que todos participem desse momento. A proposta é que o espaço maker seja principalmente um lugar acolhedor, fugindo do formato padrão de sala de aula onde a figura principal é o professor.

Não basta apenas receber o nome de espaço maker para haver a transformação em um dos lugares mais interessantes da escola. A construção do local requer a escolha de móveis que se conectem com a proposta do lugar. O mobiliário deve ser de fácil remoção para abrir espaço para a inclusão e participação dos alunos.

Mais do que um cômodo personalizado, o espaço maker possibilita o trabalho em equipe, por isso, quanto maior o espaço físico, maior a mobilidade dos alunos. Se necessário, os móveis devem ser retirados do espaço maker sem qualquer problema. O importante é oferecer aos alunos todas as condições necessárias para fixar o conteúdo compartilhado.

Com a palavra, a professora Mariana!

Já que estamos falando de um ambiente diferente em que não falta aprendizado, que tal conhecê-lo mais de perto através da percepção de um professor? Para falarmos com mais propriedade sobre o espaço maker. convidamos a professora Mariana, que sabe tudo sobre esse  ambiente inovador! Confira:

“O Espaço Maker tem ganhado cada vez mais destaque em grandes empresas, startups e instituições de ensino. Esse ambiente permite que qualquer pessoa possa criar, experimentar e compartilhar soluções, mesmo sem conhecimento prévio. Para isso o espaço maker oferece ferramentas digitais e tecnológicas, ou mesmo recursos mais tradicionais, como os de marcenaria.”

Importância do espaço maker na instituição de ensino

“Baseado na Cultura Maker, o espaço maker é um convite ao protagonismo de novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia.”

Ferramentas que não podem faltar no espaço maker

“Além de ferramentas tradicionais e de marcenaria, como martelos e serrotes, o Espaço Maker pode contar também com uma série de outras tecnologias. Máquinas de fabricação digital, como impressoras 3D e cortadoras a laser, trazem mais possibilidades para o espaço. Assim como equipamentos para programação como “makey makey” e arduino, permitindo assim que os mais variados tipos de soluções possam ser criadas e prototipadas. Outros itens que podem ser considerados para um espaço mão na massa são: Blocos de montar; Ferro de solda; Circuito integrado; Prensa térmica; Display LCD; Kits como Scopa Bits ou Little Bits; Fresadora de precisão e Cortadora de Vinil.”

Interação dos alunos com o ambiente

“Na Educação Mão na Massa, o aluno explora o que existe para além da sala de aula, realiza experiências e faz coisas no mundo real. A intenção é dar um propósito para além do conhecimento em si, pensando no que se pode articular e criar a partir dele. Alunos da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio são contemplados com o Espaço Maker.”

Espaço maker X influencia diretamente na educação dos alunos

“O Espaço Maker vai além do espaço físico, sua aplicação pode ser voltada também a iniciativas pedagógicas. No contexto escolar, os makerspaces oferecem um espaço para que as ideias – boas, e as nem tão boas assim – desabrochem. Isso possibilita a experimentação e auto expressão, o acertar e o errar, e assim, desperta nos alunos o espírito inventivo e atitude para colocar a mão na massa.”

Principais benefícios do espaço maker para o aprendizado do seu filho

Contar com o espaço maker em meio a tantas outras técnicas de ensino é importante para despertar o interesse em crianças e adolescentes. Veja quais são os principais benefícios que o ambiente oferece:

Desenvolvimento da criatividade

A resolução de problemas do dia a dia requer não apenas alguém calmo para tomar a frente da situação como também bastante criatividade para saná-las. Não apenas pelo fato de testar diversas possibilidades para o desfecho, como também para propor soluções inovadoras aos colegas ou a quem se beneficiará de cada uma delas.

O espaço maker é um local que respira inovação, não só pela presença de ferramentas tecnológicas como também por outros tipos de materiais disponíveis de origens e formatos diversos

Construção de um relacionamento saudável entre professores e alunos

Esse é o local perfeito para desconstruir qualquer imagem de uma figura autoritária que o aluno possa ter do seu professor. No espaço maker não há espaço para unilateralidade e imposição. Ao contrário, sobra muito espaço e tempo para construir um relacionamento saudável com cada um dos alunos.

Enquanto em salas de aula regulares (e em outras épocas) cabia ao estudante manter-se calado porque o único ser  daquele local que sabia de tudo era o professor, no espaço maker todos são capazes de acrescentar algo, pois o conhecimento é compartilhado por todos os presentes.

Estimula o senso de empreendedorismo

Conhecer um pouco sobre o mundo dos negócios ajudará bastante aos participantes quando estes desejarem começar o seu próprio empreendimento, sua própria empresa.

Ter noção, mesmo que muito básica, é um grande passo para que muitos jovens saibam exatamente o que fazer caso optem pelo empreendedorismo como um caminho que desejam trilhar.

Lidar com desafios, buscar maneiras diversas de resolver problemas, saber lidar com cada obstáculo e ter vontade de aprender com cada oportunidade são características essenciais de um bom empreendedor. 

Compromisso com os demais participantes.

As tarefas no espaço maker são distribuídas entre os alunos de modo que todos consigam participar. Sabendo que tudo o que acontece é devido ao comprometimento máximo de todos os alunos, cada participante se dedicará à parte da sua responsabilidade e ainda encontrará meios para ajudar aos que estão em dificuldades.

Conclusão

O espaço maker é muito mais do que um ambiente que oferece outra proposta pedagógica, mas também um lugar capaz de proporcionar todos os recursos que os alunos necessitam para obter êxito, seja em suas demandas pessoais e profissionais.

Gostou do conteúdo de hoje? Que tal navegar mais um pouco pelo nosso blog e descobrir sobre quais temas estamos falando? Temos certeza de que você irá gostar. Até mais!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.