Contemporâneo
Estudo em tempo integral: tudo o que você precisa saber sobre ele + vantagens

Estudo em tempo integral: tudo o que você precisa saber sobre ele + vantagens

O ensino em tempo integral é uma proposta que vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Desde o corpo docente das instituições de ensino até os pais e responsáveis, o assunto chama a atenção por oferecer uma proposta mais interessante e produtiva do que o formato tradicional.

Como qualquer novidade que chega ao mercado é óbvio que haja dúvidas em relação a diversos pontos, principalmente sobre as vantagens em comprar a ideia de algo tão inovador.

Para falarmos sobre estudo em tempo integral e tirar todas as suas dúvidas com este conteúdo contaremos com a participação da Professora Jakeline, que esclarecerá questões relevantes sobre o assunto Boa leitura!

O que é o ensino em tempo integral?

“É um conjunto de oportunidades que vão perpassar pelo ensino regular. Ou seja, é um Plus de situações amplamente pensadas para que de forma lúdica, atraente e estimulante, possam garantir a oportunidade de aprender brincando, trazendo sempre uma intencionalidade pedagógica pertinente à fase maturacional de cada criança.”

Começamos o tópico com um trecho da Prof.ª Jakeline sobre o conceito de ensino em tempo integral. Para muitas pessoas, essa modalidade tem o objetivo de manter os alunos por mais tempo na escola. De certa forma, elas não estão equivocadas. O que não sabem é que há um propósito maior nesse tipo de ensino.

Durante o período em que os estudantes estão na instituição de ensino, eles são estimulados a socializar com outras crianças e jovens, integrando-os com tudo o que está ao redor, ajudando-os no seu processo de aprendizagem. Geralmente, as crianças permanecem num período que pode variar entre 7h a 09h diárias.

O objetivo da educação em tempo integral é promover aos estudantes um ambiente favorável ao seu desenvolvimento como um todo, compreendendo os pontos de vista físico, intelectual, social e psicológico.

Isso significa que esse modelo de ensino valoriza aspectos nunca antes pensados na educação brasileira, como, por exemplo, reconhecer a importância e o desenvolvimento das aptidões artísticas, musicais e todo e qualquer aspecto que promova o bem-estar para o corpo.

Nesse sentido, entendemos que a educação em tempo integral entende que o processo de aprendizado acontece a partir de situações rotineiras. O propósito não é apenas educar, mas cuidar atenciosamente de cada aluno.

Quais os benefícios do ensino em tempo integral?

Confira abaixo o ponto de vista da Professora Jakeline sobre as vantagens dessa modalidade de ensino:

“Além de atender uma necessidade da família contemporânea ajudando a gerir o tempo, o ensino no tempo integral do Contemporâneo traz uma proposta que perpassa pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e de forma linear, estimula a criança a desenvolver as habilidades essenciais para formação. 

Isso é realizado respeitando a faixa etária e entregando a estimulação compatível a fase de desenvolvimento que a criança se encontra, perpassando por estímulos que vão do desenvolvimento motor, visomotor, cognitivo, sensorial e precoce, além de ter um diferencial voltado ao apoio pedagógico, ou seja, a criança recebe o apoio de um professor para desenvolver suas atividades de casa. 

Além de muita aprendizagem e estimulação, a criança ainda recebe o cuidado voltando a higiene pessoal, alimentação e descanso.”

Como o ensino em tempo integral é implementado nas escolas?

Para proporcionar essa proposta de ensino aos alunos é preciso uma boa administração da instituição quanto ao aproveitamento do ambiente físico e do preparo dos profissionais envolvidos. Sendo assim, é necessário investir mais no tempo na realização do planejamento pedagógico. O resultado é maior proveito do aluno, que desfrutará de todos os benefícios durante o período em que está no ambiente escolar.

Uma dúvida de muitos pais é com relação ao manual do manual anual escolar e o calendário da educação em tempo integral. Sobre isso, a Professora Jakeline responde:

“Sim, existem algumas atividades específicas que são garantidas apenas aos alunos do ensino regular e que não casam com o serviço do tempo integral. Atividades como datas comemorativas, feriados e recesso, são compatíveis.”

A implementação do ensino em tempo integral é feita com a parceria da gestão escolar e o corpo docente. A equipe deve compreender a importância da educação diagonal, onde os temas abordados em sala de aula têm ligação com as situações do dia a dia. Além disso, é importante atentar-se a outros detalhes, como por exemplo:

Infraestrutura apropriada

Após a apresentação da proposta de ensino integral para os pais ou responsáveis dos alunos, a escola deve se preparar para atender as necessidades que essa modalidade exige. 

O primeiro passo é adequar o espaço físico para receber os estudantes. O ambiente deve proporcionar a realização de outras atividades além da ministração das aulas, como a dança, música e contação de histórias.

Atividades

Tanto os professores quanto os administradores do local devem elaborar atividades específicas para os alunos em tempo integral. A escolha de manter as crianças nesse regime escolar não se trata de deixá-las no local para passar o tempo. Elas estão ali para aprender a desenvolver outras habilidades.

A professora Jakeline listou todas as atividades que o Contemporâneo oferece para os alunos do ensino em tempo integral:

  • Apoio pedagógico, que consiste no acompanhamento do professor para a mediação e estudo das atividades escolares de casa.
  • Estimulação adequada à faixa etária.
  •   Alimentação e cardápio acompanhado por equipe nutricional.
  •   Projetos de incentivo à leitura.
  •   Programa Help – reforço bilíngue.
  •   Exploração dos ambientes diversos e de estimulação pedagógica da escola.

No geral, a proposta da educação em tempo integral consiste nas seguintes premissas:

  • Utilizar a tecnologia como aliada;
  • Estimular o raciocínio e a coordenação motora através de jogos de encaixe;
  • Promover a integração social com jogos de bola;
  • Falar da importância da saúde bucal e como cuidar adequadamente dos dentes e afins;
  • Ajudar no desenvolvimento da fala através de atividades lúdicas;
  • Reforçar a importância de cuidados no dia a dia em situações que podem colocar os alunos em risco;
  • Realizar atividades teatrais no intuito de desenvolver a criatividade e habilidades em comunicação;
  • Aumentar o vocabulário das crianças através da leitura;
  • Fazer com que os alunos aprendam a identificar objetos, formas e etc.

Comunidade parceira

Para que o ensino em tempo integral tenha resultados é importante a participação da família e da comunidade. Só assim os gestores poderão conhecer a fundo a realidade e as necessidades de cada um dos alunos. É uma excelente oportunidade para descobrir novas perspectivas que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar.

Os pais e responsáveis colaboram participando de reuniões e atividades que ajudarão na compreensão do universo dos alunos, às tarefas realizadas em sala de aula e o objetivo de cada uma delas.

A ideia é promover a integração da família ao espaço escolar, a aproximação entre pais e alunos, além de identificar oportunidades de melhoria para a qualidade da educação.

Conclusão

A educação em tempo integral é uma proposta diferenciada de ensino que vai muito além do que é praticado no ensino tradicional. É a oportunidade de oferecer aos alunos uma nova forma de aprender as disciplinas essenciais para a sua formação escolar, além de agregar outras possibilidades de aprendizado, atendendo às demais necessidades das crianças. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Continue acompanhando o nosso blog para aprender mais sobre assuntos relevantes para a educação do seu filho.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.