Contemporâneo
Projeto Imagine: mais que uma escolha, uma solução para o desenvolvimento estudantil

Projeto Imagine: mais que uma escolha, uma solução para o desenvolvimento estudantil

Você já percebeu que o Contemporâneo oferece uma proposta pedagógica diferenciada, não é mesmo? Hoje nós vamos falar de mais uma de nossas atividades desenvolvidas especialmente para agregar valor e novas experiências aos nossos alunos: o Projeto Imagine.

Para falarmos sobre o assunto, convidamos a Professora Patrícia Peixoto, que tem autoridade total no tema . Ela explicará todos os detalhes que você precisa saber sobre esse programa incrível que visa colaborar com o desenvolvimento dos estudantes. Boa leitura!

O que é o Projeto Imagine?

“É um projeto que tem como grande propósito o desenvolvimento das competências globais do sujeito, com foco nas habilidades socioemocionais, a fim de preparar o aluno para a vida de forma integral. Para isso, são aplicadas estratégias que trabalhem o desenvolvimento, o protagonismo e a liderança. O Projeto Imagine contempla desde os alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio”, diz Patrícia.

Qual o objetivo do Projeto Imagine?

O objetivo é formar pessoas dinâmicas, criativas, colaborativas, que estejam devidamente habilitadas para enfrentar um mundo em processo acelerado de mudanças como protagonistas de suas vidas, sendo capazes de estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.

Qual a importância do Projeto Imagine para a vida dos alunos?

Quando falamos em Projeto de vida e sobre planejar o futuro, acreditamos que o principal ponto a ser trabalhado é o autoconhecimento. É através dele que conseguimos identificar quem somos, o que gostamos, quais são nossas qualidades e o que precisamos fortalecer, isso é protagonismo: ter autoconfiança, assumir o controle e direção da própria vida sem responsabilizar outras pessoas nem o meio em que se vive, reconhecer as fragilidades e mesmo assim conseguir focar nos resultados positivos. 

Os alunos entendem a importância de traçar metas, definir prazos e manter a determinação para conseguir transformar os sonhos em conquistas.

Incentivamos nossos alunos a desenvolverem o senso de responsabilidade, abordando a resolução de problemas e o fortalecimento de competências como a resistência às frustrações.

Como o Projeto Imagine é aplicado na escola?

O projeto assume características específicas de acordo com cada fase do desenvolvimento:

No Ensino Infantil, as intervenções realizadas pelo Projeto Imagine são obtidas a partir da observação das demandas de sala de aula e durante o horário do intervalo, onde o foco do trabalho é a percepção de si e do mundo;

A partir dos Anos Iniciais, o encontro é quinzenal em sala de aula. Fala-se sobre liderança e como podemos desenvolvê-la;

Nos Anos Finais, foco no protagonismo e autoconhecimento;

Já no Ensino Médio, trabalha-se a importância do planejamento e fortalecimento emocional, com foco na grande decisão que é a escolha profissional.

Quais as ferramentas adotadas para dar prosseguimento ao Projeto Imagine junto aos alunos?

Em sala de aula são utilizados jogos, dinâmicas e recursos lúdicos que possibilitem a reflexão de situações, atitudes e comportamentos, bem como ferramentas que trabalhem temáticas que possam surgir no decorrer do dia a dia tanto no ambiente escolar como extramuros. Essas temáticas deverão ajudar a trabalhar as dimensões pessoais e sociais do aluno.

Conclusão

O Projeto Imagine foi pensando para acompanhar todas as fases dos alunos durante a sua passagem aqui no Contemporâneo. Uma nova forma de aprender, de crescer e evoluir espera pelo seu filho e nós estamos prontos para recebê-lo. 

Quer saber mais sobre as propostas pedagógicas do Contemporâneo? É só acompanhar o nosso blog. Lá tem conteúdos relevantes sobre a nossa escola e assuntos relacionados ao universo escolar. Até mais!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.