Contemporâneo
5 vantagens que um super laboratório pode trazer para o aprendizado escolar

5 vantagens que um super laboratório pode trazer para o aprendizado escolar

A classe pedagógica vem discutido ao longo dos anos sobre a importância de unir a teoria à prática. Você já parou para pensar como isso pode ser aplicado ao ensino regular do seu filho?  O quanto pode ser agregador contar com uma estrutura completa como o Super Laboratório?

Sabemos que quando o assunto é investir na educação do seu filho é você quem tira nota 10, sempre buscando a melhor forma de preparar a pessoa mais importante da sua vida para um futuro promissor. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para falarmos sobre as vantagens de aprender com a ajuda de um super laboratório.

Por que é tão importante contar com um super laboratório em uma instituição de ensino?

Ter um super laboratório em uma escola que realmente se preocupa com a formação dos seus alunos é sinônimo de aulas que vão mais além do convencional. Demonstra o cuidado e a preocupação que a instituição tem em oferecer a melhor estrutura de educação para o seu filho.

Um super laboratório proporcionará experiências únicas ao seu filho. É nesse ambiente que ele vivenciará o conceito de aula prática, onde os alunos utilizam objetos e materiais. Tudo isso é feito sob a orientação de um professor orientado para esta tarefa. Esse planejamento tem o propósito de estimular o aprendizado através de situações práticas, onde o participante pode escolher caminhos e fórmulas diferentes.

Trouxemos alguém com bastante autoridade no assunto para falar: a professora Marília. Sobre o papel do super laboratório, ela diz que:

“Os diversos laboratórios trabalham no sentido de despertar nos alunos, para além do aprofundamento dos conteúdos, posturas mais autônomas perante o próprio aprendizado. Com aulas diferenciadas, mais dinâmicas e lúdicas, suas atividades incentivam novos olhares dos estudantes sobre os assuntos estudados, buscando uma aplicabilidade e materialidade dos mesmos. Dessa forma, espera-se o despertar de um maior interesse e envolvimento dos estudantes em suas formações intelectuais. Participar das aulas dos laboratórios pode ser um caminho para perceber-se como agente ativo, como protagonista do próprio ato de aprender e crescer, como aluno e como cidadão”.

Especificamente sobre o super laboratório, a professora diz que o ambiente é considerado um dos “diferenciais educacionais do complexo educacional contemporâneo que corroboram para um melhor estudo das habilidades trabalhadas pelos conteúdos a serem ministrados”.

Qual o diferencial do super laboratório?

Como você já percebeu, nós não estamos falando de qualquer laboratório, mas de um super laboratório. Quer saber por que ele é tão incrível e o quanto pode ajudar no aprendizado do seu filho? A professora Marília continua explicando mais sobre o super laboratório. Confira.

Objetivo dos laboratórios

“Os laboratórios têm como objetivo principal oferecer toda uma estrutura de reforço no processo de aprendizado dos alunos, suprindo eventuais lacunas e/ou aprofundando assuntos discutidos nas turmas regulares. Atentando que tal objetivo não se limita a esse caminhar junto com os conteúdos dessas aulas regulares, mas também apresentar novas formas de estudar, novas condutas educacionais que levem a um maior protagonismo do aluno perante a caminhada educacional.”

Principais atividades exploradas no laboratório

“Nas aulas dos laboratórios, as aulas expositivas são apenas pequenas peças numa grande engrenagem educacional. Os orientadores-monitores, sempre em sintonia com os professores das turmas regulares, abordam os diversos conteúdos através de jogos, produção de apresentações diversas, grupos de estudos, consultas a sites e sistemas educacionais e resolução de questões abordadas no Enem, olimpíadas de conhecimento e em vários concursos.”

Importância dos laboratórios para a formação dos alunos

“Com o estudo sistematizado do aluno nos laboratórios além do fortalecimento de seus conhecimentos, será desenvolvido a autonomia pedagógica e o protagonismo do aluno perante o seu aprendizado.”

Funcionamento dos laboratórios

Normalmente são selecionados monitores das disciplinas específicas para orientar as atividades dos laboratórios, que se desenvolvem sempre no contraturno onde o aluno está matriculado. Esses orientadores mantêm um contato direto com os professores das turmas regulares da escola, a fim de planejarem suas aulas em comunhão com aqueles conteúdos que os alunos estão estudando no momento. Dessa forma, laboratórios e turmas regulares trabalham em forma de parceria, sempre buscando um aprimoramento e um aprofundamento dos conteúdos. No contemporâneo dispomos de dois tipos de laboratório: matemática e redação.”

5 benefícios do super laboratório no aprendizado do seu filho

Que o recurso do super laboratório é fundamental para a jornada de aprendizado do seu filho, isso você já sabe. Agora é o momento de conferir 5 das diversas vantagens em contar com um suporte pedagógico desse tipo.

#01. Aprendizado da teoria na prática

Uma das principais vantagens de um super laboratório é poder aplicar a teoria ministrada numa aula regular em um outro ambiente que estimule a concepção de ideias sobre o tema.

Normalmente, uma escola que conta com este ambiente destina o seu uso para aulas práticas de biologia e matemática, podendo  abrir espaço para outras disciplinas e áreas de conhecimento.

#02. Experiências com o ensino multidisciplinar

Considerado uma tendência no território brasileiro, o ensino multidisciplinar exige a conexão de conteúdos de diferentes áreas. O super laboratório funciona de maneira semelhante, já que consegue interligar noções das áreas de saúde, ciências humanas e exatas, por exemplo.

Quando se pensa em laboratório é comum associar imediatamente a imagem de aulas de ciências. É justificável, já que a referência ocorre devido à maioria das escolas em todo mundo utilizarem o espaço para a prática dessa disciplina específica.

O super laboratório vai muito além da aula de ciência. Ele pode ser um ambiente perfeito para explorar outras áreas, como a geografia, por exemplo. Os alunos podem se reunir para a realização de testes capazes de descobrir os tipos existentes de solos, além de formações rochosas.

Para quem tem mais afinidade com História, a proposta são as aulas de campo e trazer discussões importantes sobre eventos históricos e como eles impactaram a sociedade local e todo o mundo.

#03. Memorização do conteúdo

Lidar com milhares de informações todos os dias é algo desafiador para todos nós. São incontáveis dados que precisamos lembrar a todo o tempo que não podemos esquecê-los. Isso vale para adultos, crianças e adolescentes. Para não ficarmos sujeitos ao esquecimento de tudo o que consumimos é preciso encontrar mecanismos que nos ajudem.

Para os alunos, o super laboratório é a ferramenta ideal para ajudar na fixação do conteúdo aprendido em sala de aula. Nas aulas convencionais os temas abordados trazem conceitos abstratos. O super laboratório apresenta uma proposta diferenciada, já que as aulas práticas são responsáveis por conectar os estudantes com cada ideia apresentada.

O ideal é trabalhar com a aplicação de uma situação-problema. A efetividade do super laboratório acontece quando o seu filho começa a se envolver com o ocorrido de modo a desejar a sua resolução, buscando alternativas no mundo real, conectando suas emoções a algo que é o centro de todas as atenções naquele momento.

#04. Desenvolvimento do senso crítico

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina direcionamentos para planejamentos pedagógicos no Brasil. Entre as diversas diretrizes, uma delas atesta que os alunos devem desenvolver senso crítico e o raciocínio científico, tomando como base hipóteses e metas que visam contestar a questão ou o assunto.

Dessa forma, o seu filho saberá que estudar não se trata somente de decorar fórmulas e  , mas também de algo capaz de agregar valor através de informações relevantes, ajudando na sua relação com os demais à sua volta.

#05. Estímulo ao trabalho em equipe

Um super laboratório é uma ferramenta mais que bem-vinda para promover a socialização entre os alunos e estimular o trabalho em equipe.

A proposta é fazer com que habilidades como liderança, por exemplo, sejam trabalhadas. Uma pessoa é levantada como líder e delega tarefas, de modo que todos possam participar.

Assim, todos se conectam em prol de um objetivo e aprendem na prática a importância do trabalho em equipe, preparando-se para algo muito maior que virá no futuro.

Conclusão

O super laboratório é o local onde o seu filho terá mais oportunidade de experienciar o estudo na prática de teorias importantes. Fixação espontânea de disciplinas e desenvolvimento de habilidades essenciais são apenas alguns dos benefícios que ele terá.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para aprender sobre assuntos importantes que contam com a participação dos nossos professores para a educação do seu filho. Até mais!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.