O que é imersão no inglês? De fato funciona?
Para se tornar fluente em inglês, você precisa praticá-lo regularmente e de forma consistente, por um longo período de tempo.
A imersão é um método de aprendizagem de línguas usado por pessoas de diversas idades em todo o mundo. Então, se você está tentando aprender inglês, um dos métodos mais eficazes é cercar-se do idioma.
A imersão é uma das maneiras mais eficazes de se tornar fluente em inglês, porque quando se está imerso em um idioma, você é forçado a usá-lo e praticá-lo de forma consistente. A chave para a aprendizagem por imersão, em vez de se debruçar sobre livros e memorizar palavras do vocabulário, é estar em um ambiente onde você é exposto ao novo idioma em cenários do dia a dia. Funciona porque é assim que você aprende seu próprio idioma.
E, se tratando de crianças, elas normalmente aprendem a linguagem de forma natural e inconsciente. Elas são automotivadas para aprender a linguagem sem aprendizagem consciente, ao contrário de adolescentes e adultos. Eles têm a capacidade de imitar a pronúncia e definir as regras por si próprios. Qualquer ideia de que aprender a falar em inglês é difícil não ocorre a eles, a menos que seja sugerido por adultos, que provavelmente aprenderam inglês academicamente em uma idade posterior por meio de livros baseados em gramática. O ideal é que essa exposição comece cedo. Quanto mais cedo, MELHOR!
Aqui no Colégio Contemporâneo, nosso programa bilíngue vai muito além do que ensinar a falar inglês. As aulas são diárias e eles utilizam um material didático reconhecido internacionalmente. Nossos alunos iniciam o contato com o segundo idioma no nível 2 da educação infantil, seguindo atualmente até o 7º ano do ensino fundamental. Em cada faixa etária, eles passam por diferentes estágios de desenvolvimento na Língua Inglesa. São eles:
- Período do Silêncio: Durante esse período, não forçamos os alunos a participarem do diálogo falado, fazendo-os repetir palavras. Os diálogos falados são normalmente unilaterais com a teacher fornecendo oportunidades úteis para a criança aprender a linguagem.
- Início de Produção Oral: Neste estágio, os alunos começam a dizer palavras isoladas (‘cat’, ‘house’) ou frases curtas prontas como (‘What’s that?’, ‘It’s my book’, ‘I can’t’, ‘That’s a car’, ‘Time to go home’) em diálogos ou como falas inesperadas. Este estágio continua por algum tempo enquanto o aluno aprende mais a linguagem usando-a como um atalho para o diálogo antes de estarem prontos para criar suas próprias frases.
- Desenvolvendo a Língua Inglesa: Neste estágio, começa a comunicação mais efetiva, com produção e interpretação de pequenos textos. Gradualmente, os alunos vão construindo frases que consistem em uma única palavra memorizada à qual adicionam palavras de seu vocabulário (“um cachorro”, “um cachorro marrom”, “um cachorro marrom e preto”). Neste estágio, eles gradualmente começam a criar frases inteiras.
Já que iniciamos falando sobre imersão, aqui vão algumas dicas de como criar um ambiente deste tipo até mesmo em casa:
- Comece com seus dispositivos. Para criar um ambiente de imersão em inglês em casa, você precisa começar com sua presença online. Mude os idiomas do seu telefone, navegador e contas de mídia social para o inglês.
- Desligue as legendas da língua nativa em programas de inglês. A melhor maneira de realmente aprender inglês, é desligar as legendas em sua língua nativa. Em vez disso, use legendas em inglês. Ou melhor ainda — não use legendas! Dê ao seu cérebro um exercício. Será desafiador, mas persista!
- Faça anotações em inglês. Use suas habilidades de escrita. Faça algumas anotações e coloque-as em sua casa! Isso serve para nomes de cômodos da casa e objetos à sua volta.
- Reproduza áudios em inglês. Deixe este áudio tocando enquanto você se ocupa com outras coisas. Você aprenderá inglês sem nem pensar nisso enquanto faz sua vida diária.
- Pense em inglês. O passo final depende de você. Comece a pensar em inglês. Isso nem sempre é fácil, e vai ser preciso algum esforço extra de sua parte. Em vez de traduzir tudo em sua mente, tente usar o inglês. E uma vez que você estiver pensando em inglês, você terá dado um grande passo para falar como um nativo.
You can do it! Cheers!
Por Marcelle Mendonça, coordenadora do bilíngue.