Contemporâneo
Dicas para uma redação nota 1000 no Enem

Dicas para uma redação nota 1000 no Enem

O Colégio Contemporâneo te ajuda a garantir uma boa nota da redação do Enem, independente de qualquer tema

     O Enem está chegando e, com ele, a enorme expectativa quanto à redação. “Qual será o tema? Será que eu vou saber o que escrever? E se der branco? E se eu não souber nada sobre o assunto?” – essas são perguntas comuns que se passam na cabeça do vestibulando. Mas calma! Nem todo o Enem é imprevisível.
     É fato que a prova é extremamente sigilosa, e que o conteúdo dela só é liberado horas após o início da aplicação. No entanto, conseguimos ter uma noção do que pode cair, observando tendências dos anos anteriores. Menos da redação. Essa é totalmente inédita, não é?
     Mais ou menos. O tema, sim, é inédito, mas a estrutura do texto é a mesma. O gênero dissertativo-argumentativo segue um modelo de introdução, argumento 1, argumento 2 e proposta de intervenção. Neste texto, elencamos cinco dicas para você arrebentar na redação, independente da proposta textual.

1. Tenha um repertório coringa
Os temas são diversos, mas seguem alguns eixos temáticos: educação, arte e cultura, meio ambiente, saúde, direitos e cidadania, tecnologia e questões sociais. Estudando repertórios socioculturais que sirvam para o eixo temático, em vez de para um só tema, você está preparado para escrever sobre qualquer coisa.

2. Estude as competências
Entendendo as competências, você se garante na estrutura. Que tal fazer um checklist de cada competência?
Competência 1: revisar a gramática.
Competência 2: fazer o plano de texto e explicitá-lo já na introdução.
Competência 3: adicionar repertório e verificar: é pertinente, cabe no eixo temático? É produtivo, você desenvolveu o raciocínio?
Competência 4: listar os seus mecanismos coesivos favoritos para cada relação de sentido (adição, oposição, explicação, retomada etc) e se atentar para repetições.
Competência 5: colocar, na sua proposta de intervenção, a ação (o quê?), o agente (quem?), o meio/modo (como?), o efeito (para quê?) e o detalhamento de um desses itens.

3. Leia redações nota 1000 dos anos anteriores e pratique (ainda dá tempo!)
Já ouviu o ditado “a prática leva à perfeição”? Isso se aplica perfeitamente à produção textual. Escrever bem não é um dom – é uma tarefa que exige estudo, leitura, prática, revisão e reescrita, até que todo esse processo flua naturalmente. No Colégio Contemporâneo, temos o Lab Red: um laboratório de redação dedicado ao processo de escrita. Ao longo do ano, nossos alunos são acompanhados por professores de Língua Portuguesa e corretores treinados, e escrevem inúmeras dissertações argumentativas, até que dominem o gênero e estejam prontos para qualquer tema.

4. Na prova, faça um brainstorm
Abriu a prova, viu a proposta textual? Respire. Você se preparou. Anote tudo o que você lembrar a respeito do tema. Anote até o que não parece fazer sentido, deixe a sua mente fluir. Respire novamente. Inspire e expire profundamente, tome um gole d’água. Agora analise: o que se encaixa e o que não tem muito a ver? O que se conecta com outros itens que você listou? Seja sucinto e tente não adicionar mais do que o necessário – selecione apenas o que você tem segurança de desenvolver no texto.

5. Planeje o seu texto
Agora que você selecionou o que é pertinente, planeje cada parágrafo do seu texto. Lembre-se de que eles devem se conectar e seguir uma linha de raciocínio, especialmente entre os argumentos. Veja o seu parágrafo como um mini texto: ele também precisa ser introduzido, desenvolvido e concluído.

E o mais importante: mantenha a calma. Nesta reta final, preocupe-se em revisar, mas também pratique o autocuidado e o bem estar. Cerque-se de incentivos e confie em você mesmo. Nós confiamos em você!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.