Eixo temático

MOVIMENTO GERA CONHECIMENTO

Devemos considerar o ser humano um todo que interage e é interdependente com o todo mais amplo que o rodeia. PEREIRA (2000, p.42)

A educação sai de um paradigma do conhecimento ligado apenas à informação, ao ensino limitado ao intelecto e à instrução dirigida apenas à memória e à razão. Agora o foco é a formação e educação da pessoa de forma integral dentro de um processo de harmonização e de pleno desenvolvimento da sensação, do sentimento, da razão e da
intuição. Esse paradigma requer possibilidades para olhar as coisas de uma nova forma, não fragmentada, mas unitiva. Compreendendo o conhecimento como uma construção e um processo que se aprimora ao longo da vida, contemplamos em nosso eixo temático os pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a
aprender, aprender a ser, aprender a viver (DELORES, 2010)

Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta.

Aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional, de uma maneira mais ampla, mas competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe.

Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar  projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar a altura do agir com cada vez mais capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.