CONSTRUIR VALORES, PROMOVER CONHECIMENTO E EDUCAR COM PROPÓSITO

A nossa missão enquanto instituição e profissionais da educação é construir valores e promover conhecimento a todos os nossos alunos ao longo de todos esses anos de formação. Devolvemos para o mundo cidadãos formados, conscientes e preparados para os desafios. Esse é o desafio que nos move, todos os dias.

Mas por que fazemos tudo isso?

Educar com propósito tem a ver com tirar todos esses conceitos da gaveta, extrair os conceitos dos livros e tirar de molduras os nossos valores e colocar em prática. O propósito é a força que nos move no caminho da educação transformadora. A paixão pela educação é o que nos move e com este propósito que seguimos a nossa bonita missão.

A cada novo ano, as bússolas são ajustadas e os olhares, lançados para o horizonte. É por essa razão que a promoção do conhecimento também foi ressignificada. A escola entende que a educação vai além da simples transmissão de conhecimento. Não se trata apenas de ter informações, mas de saber aproveitá-las em favor do bem comum, razão pela qual valorizamos o aprendizado como principal ferramenta de transformação.

Além do eixo temático, o Contemporâneo pensa também em subtemas, que complementam a ideia central. Ao longo de 2019, passearemos por temáticas importantes e é preciso conhecê-las. Vamos falar sobre repertório cultural, a diversidade linguística dos povos indígenas e o Meio Ambiente, seus recursos hídricos, mudanças climáticas e biodiversidade.

Também falaremos sobre o impacto da tecnologia no cotidiano, o pensamento crítico e científico, a responsabilidade e a cidadania, os efeitos das notícias falsas na internet e, claro, sobre educação. A educação em saúde, com a alimentação saudável e o combate à obesidade infantil, e a educação de cidadãos, delineando a conexão necessária entre o mundo e a vida.

Esse entendimento reforça a consistência da última linha do nosso eixo temático. Quando falamos que educamos com um propósito, reafirmamos que a escola é, na verdade, um grande trampolim, onde carteiras impulsionam sonhos. Nessa caminhada, a valorização de todos os envolvidos tem grande importância. Afinal, o primeiro passo de todos deve ser sempre o da gratidão.

A Direção.