Contemporâneo

CERTIFICADO OXFORD: Certificado de proficiência na língua inglesa, promovido pela Universidade de Oxford da Inglaterra, que atesta em qual nível de conhecimento da língua inglesa o aluno está, baseado em seus conhecimentos linguísticos, fluência, vocabulário, além da experiência e foco, enriquecendo o currículo do aluno e possuindo validade internacional.

ENSINO BILÍNGUE
São 5 aulas semanais onde o aluno se desenvolve de forma integrada e sequencial nas quatro habilidades linguísticas (oralidade, compreensão auditiva, leitura e escrita) no idioma inglês. Oferecido atualmente aos alunos do e ano, com metodologia diferenciada, tornando a aprendizagem agradável e prazerosa.

PROGRAMA HELP REFORÇO ESCOLAR: O foco constante no aprendizado, é uma ferramenta essencial para garantir um ensino de qualidade. Com base nisso, nossa escola oferece no contraturno, aulas de reforço em inglês para alunos novatos ou veteranos que necessitam de uma ajuda extra no idioma. Nessas aulas de reforço, nossos monitores fazem conexões com os conteúdos ministrados diariamente pelos teachers. Dessa forma, o aprendizado do aluno é potencializado e suas habilidades são desenvolvidas mais rapidamente.

LEITURA: Compreendemos que a leitura é a porta para a produção do conhecimento, assim dispomos de biblioteca física e virtual além de projetos que incentivam a leitura para fomentar a cultura de estudo.

FEST SHOW: Projeto que conecta, literatura, música e dança. É desenvolvido durante todo o ano letivo, são realizadas atividades em sala de aula a partir da leitura da obra de um autor e culminam na apresentação de uma peça teatral.

MONITORIA: São formados grupos para aprofundamento de estudos. São grupos informais onde os próprios alunos se organizam, marcam os horários e definem o que vão estudar. O colégio incentiva e apoia essa prática por entender que aprender com o outro aumenta a possibilidade de aproveitamento do estudo.

TRAVESSIA De frente para o Ensino Médio: Um projeto realizado com os alunos do ano durante os segundos semestres são realizadas atividades que preparem o aluno para ingressar no Ensino Médio de forma mais leve, tentando minimizar o impacto da transição. Há momentos de integração e interação entre os segmentos.

CONHECIMENTOS PRÁTICOS

Construir aprendizagens significativas é entender que o aluno é o centro do processo de ensino e aprendizagens. É construir fazendo, praticando. Para isso, dispomos de diversos laboratórios para auxiliar na construção das aprendizagens significativas.

  • LABORATÓRIO CIÊNCIAS DA NATUREZA: A exploração de vivências, saberes, interesses e curiosidade dos alunos para estabelecer relações que possibilitem o conhecimento científico mais aprofundado através das experiências nas áreas de Ciências, Química, Física e Biologia por meio de aulas práticas.
  • LABORATÓRIO DE REDAÇÃO: É um espaço onde o aluno será atendido individualmente, com horário agendado. Sendo 15 minutos por aluno. No laboratório, o professor corretor fará a correção da redação junto com o aluno pontuando onde precisa melhorar.
  •  LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: Espaço onde semanalmente o aluno terá aulas de matemática no contraturno durante duas horas. As aulas são planejadas em módulos trimestrais de acordo com o perfil dos alunos, por objetos de conhecimento e grau de complexidade distintos.

OLIMPÍADAS/CONCURSOS: Motivamos os alunos a participarem das mais diversas olimpíadas/concursos, com o objetivo de desafiá-los e explorar habilidades e promover o senso de competitividade, desenvolver aprendizagens além de fomentar a busca por resultados individuais e coletivos.

SIMULADOS: Visando preparar nossos alunos para a participação em concursos e exames, realizamos simulados com provas seguindo o modelo do ENEM. Uma forma de treinar para chegar ao dia do exame sem grandes surpresas.

FILOSOFIA: Mesmo não sendo obrigatório o ensino da disciplina filosofia nos Anos Finais do Fundamental entendemos ser necessário para o processo de formação do estudante e uma preparação para o ensino médio. Assim, oferecemos aulas quinzenalmente.

AULAS DE CAMPO: A construção das aprendizagens se a partir de várias estratégias didáticas, as aulas de campo é uma das estratégias para aprofundar os conhecimentos vistos em sala de aula. A visita local possibilita o contato, a interação, a integração com o meio, o que permite a construção de saberes e a formação integral do aluno.

MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL: é a materialização dos projetos realizados em cada uma das frentes de pesquisa científica, das produções artísticas, dos elementos culturais e do uso da tecnologia. Os estudos são expostos a partir dos subtemas que norteiam cada trabalho.

INICIAÇÃO À CULTURA MAKER: a Sala Maker é uma estação de conhecimento que permite uma iniciação a Cultura Maker a partir da metodologia STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Encontrará uma conexão forte entre Recreação e Recriação com atividades mão na massa, lúdicas e imaginativas. Será o inventor e o produtor nesse espaço fantástico da nossa escola.

GRÊMIO ESTUDANTIL: é um colegiado composto por alunos do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Eles são escolhidos democraticamente através de eleição. reuniões sistemáticas nas quais são definidos os projetos com propostas de melhoria para a escola. Além disso, realizam atividades que culminam em projetos sociais.

APP CONTEMPORÂNEO: Aplicativo gratuito para pais e alunos que além de facilitar e acelerar a comunicação entre família-escola, possibilita uma maior presença dos responsáveis no andamento acadêmico dos estudantes e oferece acesso a diversas informações. A vida escolar do seu filho na palma da mão com praticidade e segurança. Disponível para download nas plataformas Android e iOS.

TECNOLOGIA

Dispomos de um vasto ambiente virtual de aprendizagem onde o aluno tem a
possibilidade de usar várias ferramentas para complementar seus estudos.

  • A+ DIGITAL
    Utilizamos uma plataforma de leitura onde o aluno tem a possibilidade de ler livros e atualidades com apenas um clique no aplicativo Árvore; usamos a plataforma G Suite’s da Google com todas as ferramentas para facilitar a vida do professor e do aluno.
  • PLATAFORMA SAS
    A plataforma SAS é a mais tecnológica integrada ao material didático que amplia o aprendizado, além de muitas outras possibilidades de explorar o material didático.
  • ROBÓTICA
    É uma proposta educativa que busca incentivar os alunos a pensarem de forma diferente, prática e criativa para resolverem os problemas gerados pelo que foi estudado, assimilando assim os conceitos aprendidos.
  • PORTAL CONTEMPORÂNEO
    Portal de acesso ao conteúdo informativo do colégio, notícias, fotos, eventos, blog Ser Contemporâneo, roteiro de estudos, notas, boletim, boleto bancário, extrato de consumo do cartão Alimentare, entre outros serviços.

ESTRELINHAS DA VIDA: Projeto desenvolvido pelo Setor de Psicologia que tem como finalidade apresentar soluções para as demandas psicossociais que possam interferir no processo de ensino e aprendizagem de forma personalizada para cada turma dos Anos Finais do fundamental com as seguintes temáticas: construção de pertencimento grupal (6º ano); comportamentos de risco na adolescência (7º ano); identidade pessoal e desempenho educacional (8º ano). Às quartas-feiras, os alunos não usam celular durante o intervalo das aulas. Esse projeto conhecido como Quarta sem celular oportuniza o aluno a se desconectar dos eletrônicos para se conectar com os colegas.

PROJETO IMAGINE!: Criado e pensado exclusivamente para o perfil do aluno Contemporâneo, é desenvolvido em aulas quinzenais com o objetivo de desenvolver habilidades como: atitude, autoconfiança, autonomia, autorregulação emocional, autoconhecimento, controle de impulso, coragem, comunicação, conexão, disciplina, empatia, paciência, persistência, resiliência, resistência às frustrações, tolerância.