Contemporâneo

Educar é auxiliar os jovens a descobrir o seu caminho

O aluno do Ensino Médio é aquele que construirá o caminho que irá seguir no aspecto profissional vinculado ao ser pessoal, um cidadão consciente, que irá se importar de querer fazer, de se sentir bem e realizado ao desempenhar atividades que trarão satisfação profissional e consequentemente pessoal.

É importante que as escolhas do aluno sejam bem pensadas, orientadas e fundamentadas a partir da sua singularidade e desejos do querer para vida. Dessa forma, o nosso time pedagógico são os mentores nessa caminhada, pois é necessário que o adolescente dialogue com os professores sobre diversos assuntos, desde a profissão que quer seguir, os conteúdos estudados em sala, como questões sobre a sexualidade.

Assim, a nossa escola terá um papel crucial nesse processo educativo, tendo como base diversos temas que sejam discutidos de forma significativa tendo o educando como principal ator nessa construção de conhecimento que vai além dos conteúdos curriculares, contemplando a formação integral do aluno, preparando-o para a vida.

Além disso, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), orienta que sejam desenvolvidas diversas maneiras para designar algo comum, ou seja, aquilo que os estudantes devem aprender na Educação Básica, o que inclui tanto os saberes quanto a capacidade de apropriá-los e aplicá-los em seu cotidiano.

Desse modo, a nossa escola possui o papel fundamental em desenvolver a criticidade do aluno para diversas situações que ele esteja situado, tanto no contexto local e global.