Contemporâneo

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, é onde a criança tem o seu primeiro contato com a educação regular conforme a BNCC. Podemos dizer que é quando a criança tem a primeira separação do vínculo familiar e é incorporada a um novo convívio social e afetivo com educadores e colegas.

A educação infantil é norteada por direitos de aprendizagem e desenvolvimento, sendo eles: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. E também por 05 Campos de Experiências, como: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Fala, pensamento e imaginação”, “Quantidades, relações, e transformações”, nos quais são organizados em três grupos por faixa etária, correspondendo as possibilidades de aprendizagem.

Para o Contemporâneo a criança é vista como um ser em desenvolvimento e constante transformação, onde observa, questiona, participa, auxilia, executa as atividades com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos vivenciados diariamente. Compreender que as crianças possuem habilidades e conhecimentos reais, e que como educadores faremos a intervenção para o que aconteça os conhecimentos potenciais, tendo sensibilidade e afetividade ao reconhecer quais são as potencialidades e desafios de cada criança individualmente, sejam eles na esfera cognitiva, psicomotora, sociocultural ou socioemocional.

Uma característica importante em nossa escola, é a valorização do socioemocional de nossos alunos, entendendo que influencia no seu desenvolvimento e aprendizagem, contamos com a parceria entre família e escola, norteados pelo acompanhamento com a Psicóloga escolar e demais profissionais.

Educar e formar cidadãos é a filosofia que norteia toda a proposta pedagógica da nossa escola. Partimos do princípio que a cidadania é para ser trabalhada desde a escola, que é uma fase importante da vida e da formação do ser humano, ser do presente, que se prepara para o momento vivido e para o futuro. Assim sendo, compreendemos que o Contemporâneo se propõe a educar hoje a geração que vive o presente e que viverá o futuro.

O planejamento de todos os níveis que compõem a Educação Infantil é estruturado de forma a fazer com que a criança potencialize sua capacidade e desenvolva sua maneira própria de pensar, sentir e ser.

Uma tarefa desafiadora é fazer com que, o aluno Contemporâneo aguce a sua curiosidade e aumente o conhecimento no seu dia a dia. É certo que a criança precisa se movimentar com agilidade, energia e sensibilidade; se abrir para o conhecimento e para o mundo; investigar, criar hipóteses e conquistar a leitura e a escrita; pesquisar; conhecer animais, plantas, fenômenos naturais, os povos e as diferentes culturas; interagir, comunicar, conviver e respeitar o seu bem-estar e o de seus companheiros. Fazer com que essas necessidades aconteçam em rotinas estimulantes faz parte da rotina da nossa escola.