Tecnologia aliada à educação no Contemporâneo

Com o objetivo de desenvolver o conceito de área e volume, os professores de matemática e laboratório de matemática usam o jogo Minecraft como ferramenta de ensino. Tendo como resultado uma grande evolução quanto à compreensão dos conceitos matemáticos para alunos dos 6° anos da Unidade I.

33207_3

O jogo foi lançado oficialmente em 2011 e tem mais de 40 milhões de usuários ativos, pouco mais de mil escolas no mundo usam o Minecraft como ferramenta educacional. Segundo o prof. Roberto Sérgio, percebe-se que os alunos desenvolveram o raciocínio lógico espacial, além disso, o jogo permite que os discentes desenvolvam sua criatividade; como o jogo disponibiliza uma visão tridimensional das construções, auxilia no entendimento desses conceitos. “Tivemos um resultado muito bom ao introduzir conceitos de área e volume para esses alunos”.

Veja o depoimento de alguns alunos:
“O uso do Minecraft ajudou muito a trabalhar com áreas e a entender a importância dela, pois, para conseguir jogá-lo precisamos entender bem isso. Eu gostei bastante, porque é uma nova forma de interagir com a matemática e aprender através da tecnologia e diversão.” Tayane Cardoso (6°D).

“Já sou bem experiente no Minecraft, mas depois do projeto que a escola desenvolveu aprendi mais conceitos dentro do jogo como área e volume. Gostei do projeto porque assim podemos interagir como um simples jogo e aprender assuntos que nos ajudarão no futuro que está bem próximo de mim e de todos.” Fábio Augusto (6°E).