Atividades, projetos e diferenciais

AULAS DE INGLÊS (A PARTIR DO NÍVEL II)
A criança iniciará o processo de aprendizagem da língua inglesa, descobrindo um novo idioma e relacionando seu aprendizado ao cotidiano a partir dos 2 anos.

BALLET e ARTES MARCIAIS
Curricular para a Educação Infantil – O ballet é uma das danças mais recomendadas às crianças pequenas. Favorece o bem-estar físico e emocional, ajuda no desenvolvimento do equilíbrio, lateralidade, autocontrole, melhora a coordenação motora, valorizando a colocação postural, favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. As crianças adquirem habilidades em unir a técnica, a música e a atuação. Já as artes marciais desenvolvem nas crianças o trabalho em equipe, a auto-estima, a autoconfiança e o respeito ao próximo. Além de benefícios físicos, desenvolve importantes habilidades, como a disciplina, aprimora a coordenação motora e os reflexos, evolui o condicionamento físico, mobilidade das articulações e incentiva o autocontrole emocional.

CLUBE DA NUTRIÇÃO e COZINHA EXPERIMENTAL
Para estimular a preferência das crianças pelos alimentos saudáveis. Muito mais do que fazer receitas, os alunos devem aprender desde cedo a refletir sobre o valor dos alimentos e fazer boas escolhas, conhecendo novos sabores e aromas. E ainda mais, ampliando o repertório culinário que caracteriza os povos do mundo e as regiões do Brasil.

USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Auxiliam e complementam o que é estudado em sala de aula:

  • PORTAL ANGLO
    Ferramenta de ensino e pesquisa, caderno digital, Anglopédia, Almanaque Abril, vídeos, sala de professores online, avaliação adaptativa e APPRENDI – plataforma adaptativa de exercícios.
  • PORTAL EDUCACIONAL e APLICATIVO APRIMORA
    Plataforma interativa, lúdica e segura, utilizada pelos alunos do Fundamental I, para realização de exercícios, pesquisas, oficinas de textos e mostras virtuais que estimulam o conhecimento e o compartilhamento de experiências.
  • PORTAL CONTEMPORÂNEO
    Portal de acesso ao conteúdo informativo do colégio, notícias, fotos, eventos, blog Ser Contemporâneo, roteiro de estudos, notas, boletim, boleto bancário, extrato de consumo do cartão Alimentare, entre outros serviços.

ENSINO BILÍNGUE (A PARTIR DO NÍVEL V)
Com 5 aulas semanais, onde o aluno irá rever em inglês, todo conteúdo trabalhado nas outras disciplinas, de maneira lúdica e atrativa, construindo e ampliando sua oralidade e compreensão.

OPEN CLASS
Projeto que proporciona aos alunos e pais do ensino bilíngue uma aula aberta com diversão, música e aprendizagem. Assim, os pais tem a possibilidade de conhecer mais de perto a nossa metodologia de ensino e interagir com seus filhos nesse processo.

MÚSICA
Curricular para a Educação Infantil – a utilização da música na educação da criança é um grande estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo e da imaginação. As diversas expressões artísticas são responsáveis também por desenvolver a oralidade, a expressão verbal e corporal, a percepção auditiva, os ritmos e até a descoberta de talentos.

MESA PEDAGÓGICA E LOUSA DIGITAL
Incentivo à tecnologia e interatividade com a utilização de MESA PEDAGÓGICA e LOUSA DIGITAL, ferramentas tecnológicas que proporcionam o entendimento e o aprendizado dos conteúdos de forma lúdica e interativa.

PROJETO DE LIDERANÇA
Incentivo da autonomia e do protagonismo do aluno, trabalhando hábitos e atitudes saudáveis e construtivas que criam valores e auxiliam na sua educação. O desenvolvimento das habilidades de liderança começa na infância. Com as ferramentas e os incentivos adequados, as crianças podem desenvolver qualidades de liderança que serão importantes para ajudá-las a serem realizadas em todas as áreas da vida. Incentivamos os alunos a desenvolver essas habilidades através do trabalho em equipe, confiança, planejamento, compromisso e comunicação. Os jogos e atividades de liderança ajudam a construir essas habilidades, permitindo que as crianças adquiram mais consciência e melhorem sua auto-estima e moral.

INCENTIVO À LEITURA
A leitura compartilhada pelas crianças favorece a troca e a interpretação socializada. O hábito da leitura na infância é fundamental na formação do indivíduo e ajuda a despertar na criança o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado. Pensando nisso, o Contemporâneo dispõe de uma estrutura cuidadosamente planejada para dar apoio às atividades idealizadas, que estimulem o aprendizado e desperte na criança o interesse e a motivação para encontrar o caminho da leitura e seguir em frente:

  • MALA LITERÁRIA
    Projeto de leitura, para os alunos da Educação Infantil, com integração entre família e escola, buscando um elo de parceria do desenvolvimento da aprendizagem através da leitura, estimulado a curiosidade, a imaginação e o desenvolvimento da linguagem escrita e oral.
  • SALA DE LEITURA
    espaço destinado à atividades que visam desenvolver o hábito de leitura: apresentações de fantoches, dramatizações das histórias, literatura viva, entre outros.

SAÍDAS PEDAGÓGICAS e AULAS DE CAMPO
Relacionando a teoria dos conteúdos ministrados em sala de aula com a prática, oferecendo experiências e vivenciando a aprendizagem de maneira significativa e marcante. Momento de vivenciar e contextualizar, fora da sala de aula, o que foi aprendido. É ver na prática o que se viu nos livros. São estratégias utilizadas para contemplar a aprendizagem e resignificar o conteúdo estudado em sala de aula, oferecendo a experiência e a estimulação de todos os sentidos envolvidos no aprender, potencializando e ampliando os saberes.

SISTEMA ANGLO DE ENSINO
Parceria com o reconhecido SISTEMA ANGLO DE ENSINO, que possui material didático diferenciado e metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. Aula dada, aula estudada, todos os dias. Os alunos em constante estudo, pesquisa, atividade e aprendizagem.

APP CONTEMPORÂNEO
Aplicativo gratuito para pais e alunos que além de facilitar e acelerar a comunicação entre família-escola, possibilita uma maior presença dos responsáveos no andamento acadêmico dos estudantes e oferece acesso a diversas informações. A vida escolar do seu filho na palma da mão com praticidade e segurança. Disponível para download nas plataformas Android e IOS.

DIVERSIFICAÇÃO COMO ROTINA
A rotina transmite segurança, pela regularidade dos procedimentos, e contribui para a construção da identidade, por meio das oportunidades de convivência que propicia.

Na Educação Infantil, as atividades desenvolvidas são aplicadas com este propósito. Muitas delas podem parecer apenas brincadeiras, mas buscam fazer com que a criança expresse suas emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, além da busca pelo desenvolvimento da percepção da criança, aliados ao conhecimento.

LEITURA – CAMINHO DO CRESCIMENTO
Para a aprendizagem do processo da leitura não basta apenas reconhecer letras e juntá-las, dando significado à palavra. É necessário que a leitura se torne uma necessidade e um projeto pessoal e atraente para a criança.

Por isso, o Contemporâneo dispõe de toda infra estrutura cuidadosamente planejada para dar apoio às atividades idealizadas, que estimulem o aprendizado e criem o hábito de motivar a criança a encontrar o seu caminho e seguir em frente.

ARTE, MÚSICA E CULTURA
A Educação também é descrita como o “desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais”. A arte contribui muito para esse desenvolvimento acontecer de forma integral. A música é um inestimável beneficio para a formação, desenvolvimento e equilíbrio da personalidade da criança. A arte é um importante trabalho educativo, pois estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo.

A utilização da música e das artes na educação da criança é um grande estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo, da imaginação e de noção de forma. As diversas expressões artísticas são responsáveis também por desenvolver a expressão verbal, a percepção auditiva, os ritmos e até a descoberta de talentos.

ARTE E CONVIVÊNCIA
Despertar a percepção que existem diferenças auxilia a criança a compreender a si próprio, tolerar os limites e ser mais flexível diante das diversidades. Reúne várias atividades: leituras, desenhos, música, jogos cooperativos, doação de livros infantis, produção de texto e visita a uma instituição de caridade. Lá, os alunos podem compartilhar com os “novos colegas” atividades, brincadeiras e o lanche. Esta atividade permite que o aluno conheça e respeite a pluralidade do ser humano e, no futuro, exerça de forma ampla e consciente o seu papel de cidadão.

MOMENTO CULTURAL
Momento quinzenal, onde as crianças exibem conteúdos e temas estudados, na forma escolhida por elas. Celebram também datas importantes como o dia da poesia, do livro, da vovó, do trânsito, entre outros.