Atividades, projetos e diferenciais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA (4º E 5º ANOS)
Projeto que trabalha atitudes conscientes e de sustentabilidade, visando a qualidade de vida no presente e no futuro. Na Educação Financeira os alunos aprendem a lidar com situações, assim como interpretar e valorizar o que tem e o que pretendem ter.

INCENTIVO À LEITURA
a leitura compartilhada pelas crianças favorece a troca e a interpretação socializada. O hábito da leitura na infância é fundamental na formação do indivíduo e ajuda a despertar na criança o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado. Pensando nisso, o Contemporâneo dispõe de uma estrutura cuidadosamente planejada para dar apoio às atividades idealizadas, que estimulem o aprendizado e desperte na criança o interesse e a motivação para encontrar o caminho da leitura e seguir em frente:

  • BOOK LOVERS
    Projeto de empréstimo de livros que estimula a performance do aluno enquanto leitor através de certificações e murais de reconhecimento.
  • SALA DE LEITURA
    Espaço destinado à atividades que visam desenvolver o hábito de leitura: apresentações de fantoches, dramatizações das histórias, literatura viva, entre outros.

INCENTIVO À TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE COM:

  • CLUBE DE PROGRAMAÇÃO
    Através de oficinas onde os alunos desenvolvem a linguagem tecnológica de programação, criando jogos digitais e animações, relacionados com os conteúdos estudados em sala de aula.
  • ROBÓTICA, XADREZ CIÊNCIA (CURRICULAR PARA O FUND. I)
    Desenvolvendo a concentração, a observação, a disciplina e o raciocínio lógico).
  • MESA PEDAGÓGICA
    Utilização de MESA PEDAGÓGICA e LOUSA DIGITAL, ferramentas tecnológicas que proporcionam o entendimento e o aprendizado dos conteúdos de forma lúdica e interativa.

PROJETO MESTRE DAS ARTES E LIVRO DA VIDA
O projeto Mestres das Artes busca desenvolver habilidades como a observação e a interpretação das obras, desenvolvendo a concentração e a criatividade dos alunos em sua releitura. Já o Livro da Vida, é uma produção textual dos alunos, de acordo com os conteúdos abordados em sala de aula durante todo o ano letivo, que proporciona o desenvolvimento da escrita e o conhecimento de diversos gêneros textuais, estimulando o gosto pela leitura e a apropriação de novos vocábulos.

INFORMÁTICA
A informática é mais uma ferramenta que influencia diretamente no desenvolvimento das crianças. Um dos objetivos da introdução da era digital na vida das crianças é que esta tecnologia estimule suas mentes e potencialize seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial. Através da utilização do computador no processo educacional, diversas habilidades podem ser desenvolvidas simultaneamente, facilitando a formação de indivíduos polivalentes e multifuncionais. Espera-se que sua utilização promova aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os alunos para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos autonomia, curiosidade, cooperação e socialização, principalmente quando da utilização da internet que possibilita diversos tipos de comunicação e interações entre as culturas de forma bastante enriquecedora.

PROJETOS CULTURAIS E CIENTÍFICOS
Acontecem com o objetivo de desenvolver as competências que acompanharão os alunos durante toda a vida escolar e acadêmica como observação, análise, estabelecimento de estratégias e hipóteses, investigação e busca do conhecimento a partir dos estudos temáticos orientados.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Uso de tecnologias educacionais que auxiliam e complementam o que é estudado em sala de aula:

  • PORTAL ANGLO
    Ferramenta de ensino e pesquisa, caderno digital, Anglopédia, Almanaque Abril, vídeos, sala de professores online, avaliação adaptativa e APPRENDI – plataforma adaptativa de exercícios.
  • PORTAL EDUCACIONAL E APLICATIVO APRIMORA
    Plataforma interativa, lúdica e segura, utilizada pelos alunos do Fundamental I, para realização de exercícios, pesquisas, oficinas de textos e mostras virtuais que estimulam o conhecimento e o compartilhamento de experiências.
  • PORTAL CONTEMPORÂNEO
    Portal de acesso ao conteúdo informativo do Colégio, notícias, fotos, eventos, blog Ser Contemporâneo, roteiro de estudos, notas, boletim, boleto bancário, extrato de consumo do cartão Alimentare, entre outros serviços.

GRÊMIO ESTUDANTIL MIRIM
O Grêmio Estudantil é parte integrante da proposta de gestão participativa do Contemporâneo. Um movimento importante para a formação de cidadãos democratas. É o órgão representativo dos alunos, que estabelece a comunicação com a Direção da escola, dando visibilidade às demandas do corpo discente. Algumas ações na área cultural, educacional, esportiva e social são planejadas para movimentar a participação do grêmio, onde o sentimento de solidariedade, respeito, participação, colaboração mútua, devem convergir para que os alunos entendam os seus direitos e deveres como cidadãos;

ATIVIDADES RECREATIVAS E PRÉ-DESPORTIVAS COM EDUCADOR FÍSICO
Aulas planejadas para desenvolver as habilidades e competências esportivas, assim como valores essenciais para a formação cidadã, como o respeito e o espírito de equipe;

ARTES VISUAIS e MÚSICA – CURRICULAR PARA O FUNDAMENTAL I
A utilização da música e das artes na educação da criança é um grande estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo e da imaginação. As diversas expressões artísticas são responsáveis também por desenvolver a expressão verbal e corporal, a percepção auditiva, os ritmos e até a descoberta de talentos.

PROJETO “HÁBITOS QUE CONSTROEM”
Trabalho de sensibilização dos alunos com moradores vizinhos e comunidade em geral, divulgando a conscientização de hábitos que melhorem a qualidade de vida das pessoas e de si mesma.

ENSINO BILÍNGUE
Com 5 aulas semanais, onde o aluno irá rever em inglês, todo conteúdo trabalhado nas outras disciplinas, de maneira lúdica e atrativa, construindo e ampliando sua oralidade e compreensão.

CERTIFICADO CAMBRIDGE ENGLISH
Certificado de proficiência na língua inglesa, promovido pela Universidade de Cambridge da Inglaterra, que atesta em qual nível de conhecimento da língua inglesa o aluno está, baseado em seus conhecimentos linguísticos, fluência, vocabulário, além da experiência e foco, enriquecendo o currículo do aluno e possuindo validade internacional.

PROJETO DE LIDERANÇA
Incentivo da autonomia e do protagonismo do aluno, trabalhando hábitos e atitudes saudáveis e construtivas que criam valores e auxiliam na sua educação. O desenvolvimento das habilidades de liderança começa na infância. Com as ferramentas e os incentivos adequados, as crianças podem desenvolver qualidades de liderança que serão importantes para ajudá-las a serem realizadas em todas as áreas da vida. Incentivamos os alunos a desenvolver essas habilidades através do trabalho em equipe, confiança, planejamento, compromisso e comunicação. Os jogos e atividades de liderança ajudam a construir essas habilidades, permitindo que as crianças adquiram mais consciência e melhorem sua auto-estima e moral.

CLUBE DA NUTRIÇÃO E COZINHA EXPERIMENTAL
Para estimular a preferência das crianças pelos alimentos saudáveis. Muito mais do que fazer receitas, os alunos devem aprender desde cedo a refletir sobre o valor dos alimentos e fazer boas escolhas, conhecendo novos sabores e aromas. E ainda mais, ampliando o repertório culinário que caracteriza os povos do mundo e as regiões do Brasil.

MOMENTO CULTURAL
Momento quinzenal, onde as crianças exibem conteúdos e temas estudados, na forma escolhida por elas. Celebram também datas importantes como o dia da poesia, do livro, da vovó, do trânsito, entre outros.

SAÍDAS PEDAGÓGICAS E AULAS DE CAMPO
Relacionando a teoria dos conteúdos ministrados em sala de aula com a prática, oferecendo experiências e vivenciando a aprendizagem de maneira significativa e marcante. Momento de vivenciar e contextualizar, fora da sala de aula, o que foi aprendido. É ver na prática o que se viu nos livros. São estratégias utilizadas para contemplar a aprendizagem e resignificar o conteúdo estudado em sala de aula, oferecendo a experiência e a estimulação de todos os sentidos envolvidos no aprender, potencializando e ampliando os saberes.

SISTEMA ANGLO DE ENSINO
Parceria com o reconhecido SISTEMA ANGLO DE ENSINO, que possui material didático diferenciado e metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. Aula dada, aula estudada, todos os dias. Os alunos em constante estudo, pesquisa, atividade e aprendizagem.

APP CONTEMPORÂNEO
Aplicativo gratuito para pais e alunos que além de facilitar e acelerar a comunicação entre família-escola, possibilita uma maior presença no andamento acadêmico dos estudantes e oferece acesso a diversas informações. A vida escolar do seu filho na palma da mão com praticidade e segurança. Disponível para download nas plataformas Android e IOS.

DIVERSIFICAÇÃO COMO ROTINA
A rotina transmite segurança, pela regularidade dos procedimentos, e contribui para a construção da identidade, por meio das oportunidades de convivência que propicia.

Na Educação Infantil, as atividades desenvolvidas são aplicadas com este propósito. Muitas delas podem parecer apenas brincadeiras, mas buscam fazer com que a criança expresse suas emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, além da busca pelo desenvolvimento da percepção da criança, aliados ao conhecimento.

LEITURA – CAMINHO DO CRESCIMENTO
Para a aprendizagem do processo da leitura não basta apenas reconhecer letras e juntá-las, dando significado à palavra. É necessário que a leitura se torne uma necessidade e um projeto pessoal e atraente para a criança.

Por isso, o Contemporâneo dispõe de toda infra estrutura cuidadosamente planejada para dar apoio às atividades idealizadas, que estimulem o aprendizado e criem o hábito de motivar a criança a encontrar o seu caminho e seguir em frente.

ARTE, MÚSICA E CULTURA
A Educação também é descrita como o “desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais”. A arte contribui muito para esse desenvolvimento acontecer de forma integral. A música é um inestimável beneficio para a formação, desenvolvimento e equilíbrio da personalidade da criança. A arte é um importante trabalho educativo, pois estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo.

A utilização da música e das artes na educação da criança é um grande estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo, da imaginação e de noção de forma. As diversas expressões artísticas são responsáveis também por desenvolver a expressão verbal, a percepção auditiva, os ritmos e até a descoberta de talentos.

ARTE E CONVIVÊNCIA
Despertar a percepção que existem diferenças auxilia a criança a compreender a si próprio, tolerar os limites e ser mais flexível diante das diversidades. Reúne várias atividades: leituras, desenhos, música, jogos cooperativos, doação de livros infantis, produção de texto e visita a uma instituição de caridade. Lá, os alunos podem compartilhar com os “novos colegas” atividades, brincadeiras e o lanche. Esta atividade permite que o aluno conheça e respeite a pluralidade do ser humano e, no futuro, exerça de forma ampla e consciente o seu papel de cidadão.

CIRANDA DO LIVRO
Momento semanal de troca de livro e discussões a respeito de um título.

RECREAÇÃO – BRINCAR É VIVER
Para a criança, brincar é mais do que uma atividade sem consequência. Ao brincar, ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive; reconhece a si própria e aos outros em suas relações recíprocas; aprende as normas sociais de comportamento; os hábitos determinados pela cultura; conhece os objetos em seus contextos e seu uso cultural; desenvolve a linguagem e a narrativa; trabalha com o imaginário; enfim, muitos são os benefícios que podemos introduzir através de uma simples brincadeira. Por isso, os jogos e brincadeiras ocupam um lugar importante, pois através deles a criança consegue, mais rapidamente, um desenvolvimento eficaz, pleno e cheio de vida.

Parquinho, pular corda, piscina de bola, correr… – Recursos para desenvolver plenamente a psicomotricidade (estudo através do corpo e do movimento) da criança, ou seja, o seu desenvolvimento integral no processo de ensino-aprendizagem, além de favorecer os demais aspectos: físicos, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural.

GRÊMIO ESTUDANTIL
Na proposta do Contemporâneo o Grêmio Estudantil Mirim sustenta as suas ações aos alunos, preocupando-se com a mobilização dos estudantes. Algumas ações são planejadas para movimentarem o grupo, principalmente trabalhando a liderança

PROJETO LIDERANÇA
Incentivo à autonomia e ao protagonismo do aluno. O desenvolvimento de habilidades de liderança começa na infância. Com as ferramentas e o incentivo adequados, as crianças podem desenvolver qualidades de liderança que serão importantes para ajudá-las a serem realizadas em todas as áreas da vida. Incentivamos os alunos a desenvolver essas habilidades como trabalho em equipe, confiança, planejamento, compromisso e comunicação. Os jogos e atividades de liderança ajudam a construir essas habilidades, permitindo que as crianças adquiram mais consciência e melhorem sua auto-estima e moral.