Grupo de Escoteiro

Grupo de Escoteiro

Grupo de Escoteiros Contemporâneo
O 125º Grupo de Escoteiros Contemporâneo foi fundado em 04 de agosto de 2012 com o objetivo de estimular o autodesenvolvimento e o bem-estar social, de um jeito único e responsável. Voltado para crianças e jovens que possuem espírito aventureiro e gostam de novos desafios, o Grupo promove suas reuniões aos sábados, na Unidade Contemporâneo Cidade Verde, das 14h às 17h30.

O G.E. Contemporâneo iniciou suas atividades com uma alcateia formada por meninos e meninas com idade entre 6,5 e 10 anos. Os Lobinhos, como são designadas as crianças que ingressam no movimento escoteiro, vivenciam um programa educativo que visa os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança.

De forma divertida, através deste projeto educativo, as crianças exploram suas potencialidades e conhecimentos além da sala de aula.

Com um conselho formado por seis integrantes, o Grupo de Escoteiros é presidido pela diretora do Complexo Educacional Contemporâneo, professora Irany Xavier.

O que é o Escotismo?
Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o Escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Princípios do Escotismo
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo:

  • Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
  • Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
  • Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).

Lobinhos – de 6,5 a 10 anos:
Inspirado no “Livro da Jangal”, de Rudyard Kipling, resumido em “Mowgli, o menino-lobo”, a Alcateia é o ramo do escotismo dedicado às crianças com idade entre 6,5 e 10 anos de idade. Nessa iniciação no movimento escoteiro, os lobinhos vivenciam um programa educativo que visa os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcateia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

A Alcateia é dividida em equipes denominadas matilhas que realizam atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos. Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho (a) é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcateia.